Simone de Oliveira deslumbrou, ontem, o Campo Pequeno, ao interpretar ao vivo a "Desfolhada" na segunda semifinal do 46º "Festival RTP da Canção". A lendária cantora apresentou-se com o mesmo vestido e o mesmo carisma que levou, em 1969, ao Festival "Eurovisão". Desta vez, Simone não foi a votos, mas pôs a audiência a aplaudi-la de pé.
"É o vestido da minha vida e da saudade que hoje entrego nas vossas mãos", disse quando regressou ao palco para agradecer a ovação.
Ontem, foram ainda homenageados Rosa Lobato de Faria (a título póstumo) e José Cid. O cantor, recorde-se, venceu o primeiro Festival transmitido a cores pela RTP, há precisamente 30 anos.
Este ano, a TV pública voltou a entrar para a história, ao fazer do 46º "Festival RTP da Canção" o primeiro programa de entretenimento - exceptuando o futebol - transmitido em alta definição (HD). Só ontem é que os portugueses ficaram a saber a cor do vestido que ilustrou a memorável actuação de Simone de Oliveira no Teatro Real Madrid, há 41 anos.
A célebre "Desfolhada" deu, ontem, início à segunda semifinal do "Festival RTP da Canção". Foram apuradas mais seis canções para a grande final que se realizará já na noite de amanhã, sábado, dia 6, e que terá uma dúzia de temas em disputa.
Trocopasso, Ricardo Martins, Seis Po' Meia Dúzia, Catarina Pereira, Gonçalo Tavares e Rui Nova foram os concorrentes escolhidos pelos telespectadores da RTP através do televoto. Vão juntar-se, na grande final, a Filipa Galvão Telles, Jorge Guerreiro, The Agency, Nuno Pinto, Filipa Azevedo e Vanessa, concorrentes apurados na terça-feira, na primeira semifinal.
No total, nas duas eliminatórias, foram apresentadas 24 canções, das quais 12 são agora finalistas. Amanhã à noite, um júri nacional escolherá o representante de Portugal ao Festival "Eurovisão" que, este ano, decorre em Oslo, capital da Noruega.
Os Voca People e Fernando Tordo também sobem ao palco do Campo Pequeno para uma homenagem póstuma ao poeta José Carlos Ary dos Santos e ao próprio Tordo que, recordará, "inteligente, que acabaram as canções" ("Tourada", 1973).
Veja as fotos do Festival que entra para a história da televisão!(Texto: Inês Costa)
(Fotos: Joaquim Gromicho/SapoFama)
Comentários