O programa ‘SIC Esperança' e o Rock in Rio ganharam, em parceria, o prémio "Energy Globe Awards", na categoria Juventude. Num total de 796 projectos apresentados por 111 países, Portugal foi o vencedor com o concurso "Rock in Rio Escola Solar". Esta iniciativa permitiu equipar 20 escolas portuguesas com micro-sistemas fotovoltaicos, dispositivos que permitem converter a luz solar em energia eléctrica. A energia produzida por estes painéis será vendida à rede pública de energia eléctrica. Tudo para bem do ambiente.
O ‘SIC Esperança', emitido aos sábados à noite pelo canal SIC-Mulher, foi a promotora do concurso nacional, de que sagraram vencedores os alunos do 9º ano da escola 2/3 da Galiza, no Estoril. A partir de latas velhas, os alunos construíram um painel solar com o objectivo de aquecer o centro de dia Nossa Senhora de Fátima. O projecto conquistou o júri do Prémio, que não hesitou em sagrá-lo vencedor entre um lote de concorrentes poderosos.
A entrega dos Energy Globe Awards decorreu em Praga, durante o encontro informal dos Ministros do Ambiente da União Europeia. O júri era constituído, entre outros, pela ministra do Ambiente da Índia, o presidente do Conselho Europeu das Energias Renováveis e o presidente do Centro de Sustentabilidade e Crescimento Económico da Califórnia.
Comentários