Em dia de jornada decisiva para os destinos da Seleção portuguesa no Mundial de Futebol, Rui Unas resolveu dar uma ajudinha às cores nacionais.

Sabedor de que Portugal precisa de golear o Gana para ainda acalentar algumas esperanças de apuramento para os oitavos de final, o ator e apresentador gravou um vídeo em que faz a seguinte proposta aos ganeses: 

“Olá, povo do Gana. O meu nome é Rui Unas. Sou português e tenho a honra de vos propor um acordo que certamente irá beneficiar ambas as partes. Aqui vai… Em nome do meu povo, peço formalmente para vocês perderem o jogo contra Portugal por cinco a zero. Sim. Simples, não é? Tomei a liberdade de vos pedir isto porque, pelo que sei, a vossa Federação de Futebol tem todo o prazer em atender este tipo de pedidos. 

“Eu sei que vocês também vão receber uma proposta tentadora dos Estados Unidos, contendo dinheiro e a promessa de manter a Madonna longe das vossas crianças… Por isso, vou dar-vos uma razão forte e histórica para escolherem perder por cinco a zero com Portugal. 

“Como sabem, o primeiro contacto dos ganeses com europeus data de 1470. E esses europeus eram… portugueses. E até construímos uma fortaleza na vossa costa onde mais tarde fizemos negócios. Vocês deram-nos ouro e, em troca, nós demos têxteis, cavalos e sífilis. Então, porque não transportar essa prática secular para os dias de hoje? O que precisamos? Cinco golos. Nós só precisamos que vocês concedam cinco golitos que, para nós, valem ouro. 

“E o que é que nós damos em troca? Bem, nós damos… a barba do Meireles. Pubescência da melhor qualidade, tratada com os melhores condicionadores do mercado. 

Resistente e à prova de água. Ideal para fabricar qualquer tipo de tecido. Mas também vos damos o Bruno Alves. Ele não relincha muito, mas está totalmente qualificado para dar coices e puxar um arado. E, que se lixe, vamos meter o Postiga no negócio. Ele é tão bom como a sífilis, mas dá muito menos comichão. Temos negócio?”.