Rita Ferro Rodrigues e Bárbara Guimarães

As últimas notícias com transcrições de alegados abusos e atos de violência exercidos sobre Bárbara Guimarães pelo seu ex-marido Manuel Maria Carrilho têm estado a chocar a opinião pública, com algumas figuras conhecidas a reagirem em solidariedade com a apresentadora.

Foi o caso de Rita Ferro Rodrigues, que hoje mesmo saiu em defesa da sua colega de trabalho na SIC, a quem dedicou um texto no blogue “Maria Capaz”.

Assim:

“Não somos amigas. Profissionalmente até já demos umas quantas turras. O convívio nem sempre foi pacífico, mas isso são coisas nossas e que só a nós dizem respeito. Estas palavras não estão por isso, contaminadas pelo olhar terno e tendencioso da amizade. Estas são as palavras de uma mulher para outra. De mim para ti. Acompanhei desde o primeiro minuto (como tantos portugueses) o drama revelado da violência a que a tua família foi (está a ser) sujeita. (…) Sei que ao escrever estas palavras, também eu posso ser alvo dessa fúria destrutiva que te persegue. Não tenho medo. Quero que saibas que o teu silêncio grita. E que eu te ouço. Não estás sozinha”.

Rita Ferro Rodrigues elogia, ainda, o silêncio a que Bárbara Guimarães se tem remetido durante todo este processo, em contraste com o comportamento palavroso de Carrilho: “Do outro lado, tu, em silêncio. Sempre em silêncio, tentando com essa atitude proteger os teus filhos. Só um amor gigante permite essa resiliência”.