Considerada uma das mulheres mais elegantes e bonitas do planeta, Rania, rainha da Jordânia, espalhou classe e simpatia durante a visita de Estado que agora fez a Portugal com seu marido, o rei Abdullah II.
Catarina Furtado, que teve oportunidade de cumprimentar os monarcas durante um banquete no Palácio da Ajuda, resumiu o sentimento geral: "A rainha é lindíssima, dona de uma humildade transparente", disse a apresentadora e actriz.
A visita começou na segunda-feira de manhã, tendo como cenário o Palácio de Belém. Enquanto o Presidente da República, Cavaco Silva, tratava de assuntos oficiais com o rei, Rania e Maria Cavaco Silva visitaram o Museu dos Coches.
Na parte da tarde, Rania foi à Assembleia da República, onde recebeu o Prémio Norte-Sul, juntamente com Jorge Sampaio. O título visa distinguir aqueles que lutam pelos direitos humanos e pelo fortalecimento das relações Norte-Sul.
A Rainha Rania, que dedica a sua vida à luta pelos direitos das mulheres e das crianças desfavorecidas, discursou na Assembleia, apelando à união entre o povo Muçulmano e o Ocidente.
À noite, no Palácio Nacional da Ajuda, os reis deliciaram-se com crepes de espinafres, coroa de cabrito e mousse de avelã e fruta, tudo acompanhado com os melhores vinhos portugueses. A rainha surgiu deslumbrante no banquete, com um longo vestido azul.
Ontem, segundo e último dia da visita, Rania Al-Abdullah e Maria Cavaco Silva visitaram a Escola Básica 2+3 Miguel Torga, na Amadora, onde a Rainha da Jordânia conheceu o projecto "Orquestra Geração".
Mais de 60 crianças, entre os 9 e os 16 anos, na sua maioria imigrantes ou filhos de imigrantes, tocaram para Rania, que distribuiu sorrisos e simpatia pelos pequenos músicos.Joana de Sousa Costa (texto)
Comentários