O filme "Quem quer ser bilionário?", de Danny Boyle, foi o grande vencedor da 81ª edição dos Oscars. Arrebatou oito prémios em mais uma noite de estrelas, luxo e glamour no Teatro Kodak, em Los Angeles.
De baixo orçamento, esta fita conta a história de um adolescente que venceu um concurso televisivo. Tem como pano de fundo a miséria de Bombaim, o que motivou protestos na Índia.
Dos dez Oscars para que estava nomeado, "Quem quer ser bilionário?" venceu oito: melhor filme, melhor realizador, fotografia, montagem, mistura de som, banda sonora, canção original e argumento adaptado.
"O estranho caso de Benjamin Button", de David Fincher, que liderava a corrida com 13 nomeações, recebeu apenas três estatuetas douradas, todas elas em categorias técnicas.
MELHORES ACTORES
Não houve grandes surpresas nesta edição 2009 dos Oscars no que respeita aos melhores intérpretes.
O Oscar de melhor actor principal foi para Sean Penn, que desempenha o papel do activista gay Harvey Milk no filme "Milk", de Gus van Sant.
Kate Winslet venceu na categoria de melhor actriz, pelo filme "O Leitor" ("The Reader").
Penélope Cruz foi eleita a melhor actriz secundária, graças ao seu desempenho em "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen, tornando-se na primeira espanhola a receber um Oscar.
O falecido Heath Ledger foi premiado a título póstumo com o Oscar de melhor actor secundário pelo papel de Joker em "Batman - O Cavaleiro das Trevas".
CHUVA DE ESTRELAS
Esta 81ª edição dos Oscars de Hollywood foi comandada pelo actor australiano Hugh Jackman, recentemente nomeado "o homem mais sexy do mundo".
Mais curta do que o habitual, para não fatigar os telespectadores, a cerimónia teve uma encenação inspirada no ambiente dos clubes de jazz e dos musicais da Broadway.
Na apresentação dos nomeados, foram escolhidas diferentes soluções. Dez actrizes e actores premiados em anos anteriores subiram ao palco do Teatro Kodak para falarem sobre os candidatos e anunciarem os vencedores. Por exemplo, Sofia Loren elogiou Meryl Streep, Robert de Niro apresentou Sean Penn, Kevin Klein recordou Heath Ledger e Anthony Hopkins teceu loas a Brad Pitt.
Os prémios das categorias técnicas foram apresentados por Daniel Craig, Sarah Jessica Parker e Will Smith.
BARACK OBAMA
Ao contrário do habitual, este ano praticamente não houve comentários ou piadas políticas na festa dos Oscars.
A excepção aconteceu durante o discurso de vitória de Sean Penn, que fez uma referência positiva à eleição de Barack Obama para a Casa Branca.
Na plateia, entre dezenas e dezenas de estrelas de primeira grandeza, sentaram-se os actores de "Quem quer ser bilionário?", muitos deles desconhecidos em Hollywood e que nunca tinham saído da Índia, onde o filme vencedor dos Oscars/2009 foi rodado.
Veja as melhores imagens da festa!
Comentários