Anúncio

Ao longo dos anos que a Casa Real definiu nomes de código para os funerais de diversos membros da família real e figuras de renome da sociedade inglesa. Como refere o jornal Mirror, na eventual morte do príncipe Philip é accionada a operação Forth Bridge como forma de dar início aos preparativos da sua cerimónia fúnebre.

Em seguida, o Palácio de Buckingham terá de informar a BBC que será o primeiro meio de comunicação a transmitir a notícia da sua morte. Caso o duque de Edimburgo morra durante a noite, a informação só será divulgada publicamente às 08:00 da manhã seguinte, explica o jornal Daily Express.

Tipo de serviço fúnebre

De acordo com o jornal New York Times, quando morre um membro da família real podem ser realizados três tipos de funerais: funeral de estado (reservado para o Rei ou Rainha, podendo aplicar-se a outras figuras de relevo da sociedade britânica mediante desejo do monarca e votação no Parlamento); funeral cerimonial (reservado para figuras com alto cargo/função militar, para o consorte ou herdeiro ao trono) e funeral privado (reservado para outros membros da família real, assim como os seus filhos e cônjuges.)

Enquanto marido da Rainha, Philip teria direito a um funeral de Estado mas, mas como refere o jornal Daily Express, o duque de Edimburgo já fez saber que prefere um serviço fúnebre mais discreto, sem pompa e circunstância. Assim, existe uma forte possibilidade de que seja realizado um funeral cerimonial uma vez que é príncipe consorte e tem em conta a sua carreira naval, onde exerceu as funções de Capitão geral da Marinha Real.

Recorde-se que há vários anos que o duque de Edimburgo tem planeado o seu funeral com o gabinete do Lorde Chamberlain, um dos principais oficiais da corte real e responsável por organizar diversos eventos e cerimónias reais.

Local do funeral

É provável que o serviço religioso tenha lugar na St. George’s Chapel, em Windsor, e conte com a presença da família real, amigos próximos e chefes de Estados da Commonwealth. Recorde-se que este é o mesmo local onde foram realizados os serviços religiosos do funeral da rainha Vitória e do rei George VI e onde o corpo de Diana Spencer esteve em câmara ardente.

Período de luto

Quando morre um membro da família real é decretado um período de luto da família real, que neste caso em concreto será de oito dias e poderá prolongar-se até por 30 dias, adianta o jornal Daily Express. Para além disso todos os projetos de lei sujeitos a aprovação real e questões de estado serão suspensas.

É de salientar que apesar de, durante o "período de luto" os membros da monarquia poderem continuar a cumprir atos oficiais e compromissos em agenda, sabe-se que a rainha Isabel II deverá fazer o luto em privado e regressar à vida pública após 30 dias. Não se sabe se, à semelhança do funeral da Rainha-Mãe, será decretado luto nacional.

Bandeiras

Após ser anunciada a morte do duque de Edimburgo todas as bandeiras do país vão ser içadas a meia haste, exceto o estandarte real do Palácio de Buckingham. Recorde-se que após a morte da princesa Margarida, as bandeiras das residências reais foram colocadas a meia haste até ao dia do seu funeral. O mesmo se aplicou à Rainha-Mãe, com a diferença de que o estandarte real da Clarence House foi colocado a meia haste aquando da chegada do seu caixão a Londres, revelou um comunicado oficial da Clarence House.

Livro de condolências e donativos

Nestes casos é habitual abrir-se um livro de condolências onde o público pode escrever uma mensagem de adeus ou então através do site oficial da família real.

Outra forma de homenagem poderá passar por realizar um donativo a uma das instituições de caridade que eram apoiadas pelo membro da realeza, posteriormente indicados num comunicado emitido pelo Kensington Palace. Recorde-se que Philip era patrono de cerca de 800 instituições de caridade ligadas à área da engenharia, desporto e militar.

Enterro

Acredita-se que Philip Mountbatten será enterrado na Frogmore House, localizada no castelo de Windsor.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.