A modelo britânica Kate Moss derrotou os grandes tubarões da moda, como Calvin Klein e Alexander McQueen, ao desenhar um vestido que acaba de ser eleito "o melhor do ano" em Inglaterra.

O vestido, de mangas compridas, estampado com fundo preto e abotoado na frente, foi encomendado por uma rede de lojas populares e custa apenas 60 libras (cerca de 67 euros).

O prémio foi atribuído a Kate Moss pelo Museu de Bath (sudoeste de Inglaterra), que possui uma das maiores colecções da história da moda.

"Não me surpreende que o modelo desenhado por Kate Moss tenha ganho. É um modelo com um sentido de estilo muito claro, comercializado com grande sucesso por uma das principais redes de roupas"- comentou a directora do Museu, Rosemary Harden, citada pelo jornal "The Independent on Sunday".

É a segunda vez que Moss ganha este galardão, que vem sendo anualmente atribuído desde 1963. Ela já tinha sido premiada em 2008, graças ao vestido estampado de estrelinhas que a modelo usou na sua festa de aniversário.

Na lista de antigos vencedores figuram nomes de estilistas consagrados, como Jean-Paul Gaultier e Giorgio Armani.

Segundo os críticos de moda, o facto de um vestido de simples confecção ter ganho o prémio é um sinal de mudança de direcção na indústria da moda britânica, que parece estar a libertar-se da obsessão pelas grandes marcas em favor de um estilo mais democrático e mais de acordo com a actual recessão económica mundial.