O rei Carlos Gustavo da Suécia celebra esta sexta-feira, dia 15 de setembro, uma data muito especial: O seu Jubileu de Ouro.

Foi há precisamente 50 anos que o então príncipe herdeiro subiu ao trono, no dia em que morreu o avô, o rei Gustavo Adolfo.

Cinco décadas mais tarde, o monarca reuniu a realeza do norte da Europa para os festejos deste dia importante, no qual se verifica uma grande ausência, a princesa herdeira da Noruega.

Mette-Marit deveria ter marcado presença no concerto de gala que decorreu na noite desta quinta-feira, dia 14, em Estocolmo, ao lado do marido, mas tal não se verificou e o príncipe Haakon acabou mesmo por ir ao evento sem a mulher.

A Casa Real norueguesa emitiu um comunicado que explicava que por motivos de saúde a princesa não só não iria a Estocolmo como também ficará afastada dos deveres reais por pelos menos duas semanas.

Ainda que o motivo desta ausência prolongada não tinha sido revelado, é do conhecimento geral que a princesa sofre de fibrose pulmonar, uma doença crónica que lhe foi diagnosticada em 2018 e que a obrigou a abrandar e reduzir a agenda oficial, devido ao frequente cansaço que sente.

Leia Também: Casa Real da Dinamarca assinala Jubileu do reinado do soberano da Suécia

Leia Também: Realeza reunida para celebrar Jubileu de Carlos Gustavo da Suécia