O preço parecia um pouco assustador (200 euros por cabeça), mas o ambiente era fino, a causa nobre e a comida considerada a melhor do mundo. Com todos esses ingredientes, 250 VIP's reuniram-se no salão nobre do hotel Ritz, em Lisboa, para um banquete memorável, com a assinatura do chef de cozinha catalão Ferran Adrià, do restaurante El Bulli, eleito o melhor do planeta nos últimos três anos.
Coube a Rita Ferro Rodrigues a apresentação do evento "Melhor Jantar do Mundo para a Melhor Causa do Mundo", que tinha como objectivo angariar fundos para concretizar sonhos de crianças que sofrem de doenças crónicas e terminais, através da Associação Terra dos Sonhos.
"Pela primeira vez, fiquei nervosa, porque senti imenso a responsabilidade e comovi-me com a causa. Até tive de parar o meu discurso, para respirar fundo e não chorar", contou a SapoFama a apresentadora da SIC.
Mas tudo correu muito bem. Os ilustres convivas adoraram as iguarias e participaram entusiasticamente no leilão de beneficência, tendo deixado na caixa, entre entradas e licitações, um total bruto de 62 mil e 500 euros.MENU DE LUXO
Apesar de não poder estar presente, o chef Ferran Adrià deu instruções à sua equipa para preparar as melhores iguarias. A seguir ao cocktail, que incluiu delícias como "creme de uísque de maracujá", "azeitonas sféricas", "tempurá munster", "atum com molho picante", "biquini de espargos e mozzarella ao pesto" ou "foie-gras e manga em pão de especiarias", seguiu-se mais um menu repleto de surpresas.
Os comensais começaram por deliciar-se com uma "mousse de couve-flor com ovas de truta e sapateira" e um "carpaccio de cogumelos com lavagante à vinagrete de pinhões". Como prato principal, foi servido um "tamboril com cogumelos e cebolinhas" e, para finalizar, "frutas cru" e "flan de anis com ananás em texturas".
Rita Ferro Rodrigues saiu super-deliciada do jantar: "Experimentei coisas que nunca tinha provado na vida. Adorei tudo, mas fiquei especialmente deliciada com o carpaccio de cogumelos", observou ela.SONHOS REALIZADOS
Os seis "sonhos" levados a leilão vão ser todos concretizados num futuro muito próximo. Os compradores vão ter a oportunidade de conhecer as crianças contempladas e entregar-lhes pessoalmente as prendas.
A viagem à Disney (para uma menina de 9 anos com cancro) foi leiloada por 1.600 euros; a bateria (para um rapaz de 15 anos com trissomia 21), 1.800 euros; o quarto de princesa (para uma menina de 15 anos com paralisia cerebral) 3.100 euros, pagos pelo empresário Patrick Monteiro de Barros; a playstation portátil (para um menino de 10 anos), 2.600 euros; e uma bicicleta, 3.500 euros.
"As licitações começaram do 0 e atingiram valores muito acima do esperado. Por isso, com o dinheiro excedente, vamos conseguir realizar sonhos de outras crianças", explicou Frederico Vital, da Associação Terra dos Sonhos.
Vanessa Amaro (texto)
Bruno Raposo (foto)
Comentários