Manuel Luís Goucha e Rui Oliveira casaram há um ano. No dia 6 de abril de 2018, o apresentador de televisão da TVI de 64 anos e o empresário de 56 anos contraíram matrimónio em Monforte, vila do distrito de Portalegre, onde adquiriram uma propriedade. Junto há mais de duas décadas, o casal homossexual só oficializou a relação por questões legais, como explicaram em entrevista à revista TV Mais.

"Espero viver até aos 99 anos mas pode não acontecer e acho que seria muito injusto coisas que foram construídas durante 20 anos a dois deixarem de ser do outro", justifica o ex-cozinheiro. "Foi em nome de uma relação a dois, em nome de duas pessoas que se respeitam e que gostam muito uma da outra que nos casámos", refere ainda. À exceção dos (poucos) que os insultam na internet, nunca se sentiram discriminados.

Muitas notícias geram reações fraturantes e são aos milhares os comentários que incendeiam as redes sociais
Muitas notícias geram reações fraturantes e são aos milhares os comentários que incendeiam as redes sociais
Ver artigo

"Há aqueles que não respeitam e, às vezes, botam assim uns comentários menos bons. Nas redes sociais, já li alguns comentários menos bons", assume, sem problemas, Rui Oliveira. Felizmente, as palavras depreciativas tendem a ser a exceção.

"Acho que as pessoas veem em nós dois homens muito bem resolvidos, sabendo que cada um deles é diferente e, sobretudo, sinto que as pessoas olham para nós como dois homens com um olhar de absoluta normalidade", afirma, com convicção, Manuel Luís Goucha.

"Tudo isto é uma vitória face ao preconceito. Se for elegante com as pessoas, elas devolvem-me essa elegância", assegura o marido de Rui Oliveira. "Nós somos dois seres completamente normais", garante mesmo o antigo colega de Cristina Ferreira que, nas redes sociais, no último ano, partilhou com os (muitos) milhares de admiradores que o seguem nas redes sociais fotografias e vídeos onde surge, feliz, ao lado do esposo.