O Cinema Tivoli, em Lisboa, esgotou duas noites seguidas - e, se mais houvesse, mais esgotava. Um público fiel e heterogéneo acorreu, nos dias 26 e 27, aos dois grandes concertos de homenagem ao fadista Vicente da Câmara, que aos 80 anos de idade celebra os seus 60 de carreira.
Figuras públicas, aristocratas e povo anónimo vibraram em uníssono nos dois espectáculos, a que se associaram duas dezenas de músicos e cantores com quem o fadista tem trabalhado ao longo dos anos. O célebre criador do Fado das Tranças Pretas estava tão emocionado como o público que o aplaudiu de pé. D. Vicente teve ainda a seu lado, no palco, os dois filhos também fadistas e catorze netos que para lá caminham.
D. Vicente Maria do Carmo de Noronha da Câmara é um caso único na música portuguesa. Filho do famoso radialista e poeta D. João da Câmara, nasceu numa família aristocrática que inclui os Marqueses da Ribeira Grande e os Condes de Torres Novas, Redondo, Vila Franca e Paraty. Descende em linha directa do descobridor da Madeira, João Gonçalves Zarco. Mas não ficou muito tempo a contemplar os títulos e as glórias: em 1948 abraçou uma intensa carreira de fadista e transformou-se num dos maiores artistas portugueses das últimas décadas.
Os seus 60 de carreira foram saudados por um público vibrante e por muitos colegas e amigos. Ao palco, para cantar em sua homenagem, subiram João Ferreira Rosa, António Pinto Basto, D. António de Noronha, José Cid, Maria João Quadros e Teresa Siqueira, entre outros. Os actores Raul Solnado, Vítor de Sousa e Rosa do Canto também não quiseram faltar. Na assistência, entre Cinha Jardim e D. Isabel de Bragança, SapoFama viu celebridades de todos os quadrantes - do desporto à política, da tauromaquia à moda e à televisão.
O espectáculo teve o seu ponto alto quando subiram ao palco os filhos e os netos do fadista, que o acompanharam em algumas das suas mais populares composições, como o Fado das Tranças Pretas, o Fado das Caldas e o Fado do Marialva.
Havia lágrimas de comoção nos olhos de toda a gente.
Veja como foi!
Comentários