O Teatro Villaret, em Lisboa, foi pequeno para tanta gente. Várias figuras conhecidas do panorama artístico português fizeram questão de ir aplaudir Jô Soares na antestreia VIP de "Remix em Pessoa".
O famoso apresentador e actor brasileiro, que muitos conhecem pela alcunha de "Gordo", estreou em Portugal um espectáculo memorável que enaltece a poesia do grande poeta português e do seu heterónimo Álvaro de Campos. Sozinho em palco, apenas apoiado por uma selecção musical feita por Billy Forghieri, Jô Soares "diz" Pessoa em sotaque português para gaúdio da plateia.
"Um actor é um 'entertainer' e faz tudo parte da mesma família. São vinhos da mesma pipa", disse Jô Soares aos jornalistas, ele que é actor, humorista e apresentador de televisão.
O espectáculo, dirigido pela actriz Bete Coelho, é baseado num CD gravado em 2007 e já subiu ao palco no Rio de Janeiro e em São Paulo. Jô Soares "declama" 12 textos de Fernando Pessoa, o ilustre poeta que "conheceu" aos 14 anos, quando visitou, com a mãe, uma livraria portuguesa em Paris.
O "gordo" mais famoso do Brasil tem Portugal no coração. E, com ele, amigos que ficam para toda a vida. É o caso de Nicolau Breyner, que conheceu o actor - jornalista, escritor, artista plástico e encenador - pela mão de Raul Solnado, em 1979, quando Jô se deslocou pela primeira vez ao nosso país, por ocasião do Carnaval.
"Somos amigos há mais de 20 anos. É uma amizade que não tem tempo, podemos não nos ver mas falamos muitas vezes ao telefone", revelou Nicolau Breyner, que já teve o "prazer" de trabalhar com o brasileiro. "Anteontem, foi jantar a minha casa e o que fizemos foi comer e rir às gargalhadas", brincou o actor português.
Herman José também esteve entre os convidados. No final, considerou o espectáculo do velho amigo "um exercício muito ambicioso e deliciosamente atrevido".
"Conheço o Jô há muitos anos e adoro-o. Tenho inveja dele porque gostava de viver no Brasil e trabalhar para a Globo, que é um privilégio maravilhoso", assegurou Herman José.
Ricardo Pereira, Carla Andrino, Maria Vieira, Marta Leite Castro, entre outros, elogiaram o talento de Jô na antestreia VIP de "Remix em Pessoa", em cena no Teatro Villaret até ao dia 7 de Fevereiro.
Veja como foi.
(Texto: Joana Côrte-Real)
(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)
Comentários