Recentemente, nas "Tardes da Júlia", da TVI, a Filipa decidiu abrir o coração e contar histórias pouco abonatórias para a reputação do seu ex-marido. Porquê agora?
Foi um grito. Foi um alívio, porque me apetecia gritar e chorar. Estou divorciada há dois anos e estive sempre calada. Mas chega uma certa altura em que nos sentimos obrigadas a dizer ‘basta, já chega'. Chorei pelos meus filhos. Jamais pensei fazer uma coisa destas, porque estou a expô-los demasiado. Só quero o melhor para eles. Mas aconteceu.
Proteger as crianças, no meio de todas estas polémicas, é a sua maior preocupação?
Sim, é a minha maior preocupação. Quando as coisas estiverem resolvidas nos sítios certos (Filipa de Castro quer referir-se aos tribunais), eu irei falar tudo. Peço perdão aos meus filhos, mas eles sabem que eu também estou a sofrer, principalmente a minha filha Bruna. Eles crescem e quando forem mais velhos vão perdoar-me certamente. Um dia toda a gente vai perceber...
"FUI AMEAÇADA"
Sim, fui ameaçada e cheguei mesmo a falar com as pessoas que o fizeram.
Na conversa que teve com a Júlia Pinheiro, na TVI, chegou mesmo a dizer que estava a ser ameaçada...
Sim, fui ameaçada e cheguei mesmo a falar com as pessoas que o fizeram.
Então sabe quem a ameaçou?
Eu estive com as pessoas que sabia que me queriam fazer mal. Mas elas desmentiram. Bem, o que interessa é que eu estou bem. Não fiz mal a ninguém, mas sei que não posso provar certas coisas. Coisas de boca ou de telefone são difíceis de provar. Mas tenho muita coisa gravada e tudo está a ser tratado no local certo. Por enquanto não posso falar.
Ainda no programa de Júlia Pinheiro, falou-se que a Filipa foi vítima de forte violência psicológica por parte do seu ex-marido...
Eu não afirmo nem desminto. Só tenho isto para dizer. Mas houve alturas em que preferia ter levado um estalo...
Isso aconteceu durante muitos anos?
Durante algum tempo, sim. Mas não me quero adiantar porque não devo. Está tudo a ser tratado. Não há que ter medo. Ter medo porquê?
Não há qualquer hipótese de voltar a ter uma amizade com o seu ex-marido?
Há um ano atrás diria que sim. Ter uma amizade com ele era tudo o que eu mais queria. Hoje, com muita mágoa o digo, não há a mínima hipótese de voltar a ser amiga desse senhor.
Mas ele alguma vez tentou uma reaproximação?
Não, nem vale a pena. Foi amor, primeiro, e ódio, depois, infelizmente. É pena.  
"NÃO ME ARREPENDO"
Os seus filhos alguma vez assistiram a situações mais delicadas entre a Filipa e o Beto?
Gostava de responder a essa pergunta, mas não posso. E gostava de vos mostrar coisas que até tenho aqui, mas não devo. Esperarei pela altura certa. Tenho vontade de mostrar como fui ‘torturada' sem as pessoas saberem. Ninguém imagina o que está por trás de tudo isto. Por isso chorei muito pelos meus filhos nas ‘Tardes da Júlia'. Não me arrependo de nada. E o pior de tudo é que nesse mesmo dia tentei falar com os meus filhos, mas só consegui fazê-lo à noite porque estavam proibidos de falar comigo ao telefone.
Mas eles assistiram ao programa?
Não. A Bruna tem 9 anos e já percebe as coisas. Com isto tudo, até já está a ser acompanhada por um psicólogo. Eles sabem o que eu fiz e tenho o apoio total da minha filha. Ela, a minha irmã e a minha mãe são os pilares da minha vida. Infelizmente a Bruna tem que ser adulta à força, mas eu reforço que jamais queria que isto fosse desta maneira.
A Bruna herdou a força da mãe?    
Sem dúvida. Nestes 15 dias em que estive sem os meus filhos senti imenso a falta deles, mas agora voltou tudo ao normal e já estamos juntos de novo. As saudades foram muitas de parte a parte e só quero estar com eles.
"CORAÇÃO SOLITÁRIO"
Qual amigo? A Imprensa já referiu dois e não sei de qual deles é que está a falar...
A Imprensa tem dado conta que a Filipa terá um novo amor. É verdade ou é só mais um amigo?
Qual amigo? A Imprensa já referiu dois e não sei de qual deles é que está a falar...
Mas o seu coração continua solitário?
Continua solitário e cada vez mais tenho a impressão que ele próprio quer estar assim...
Os seus filhos não sentem falta de uma presença masculina lá em casa?
Não, porque eles até têm a presença do pai quando querem.
Mas gostava de voltar a viver uma grande paixão?
Sei que vou voltar a viver. Sim, quero que isso aconteça. Não sinto agora essa urgência, mas um dia quero voltar a apaixonar-me. Neste momento há muita confusão e tenho que resolver tudo isto primeiro. Quero estar bem e voltar a dedicar-me a um amor, mas agora será com peso, conta e medida.
Vai jogar à defesa no que toca ao amor?
Claro. Eu jogo sempre à defesa.
E a sua maior paixão é...
Os meus filhos. Quero aproveitar e viver a vida. Nunca sabemos o dia de amanhã. Tenho uma vida muito preenchida e a criar dois filhos sozinha não tenho tempo para ter ninguém. É complicado dar atenção a alguém e não vale a pena sofrer nem fazer sofrer. Quando eu achar que é o momento certo, claro que sim, vou viver uma paixão. Não irei mandar embora o príncipe.
"SINTO-ME BEM"
Sim, preocupo-me um bocado com a minha imagem, sem exagerar. Tenho alguns cuidados. Faço hidratações de cabelo, na pele e no corpo, claro. Vou ao ginásio duas vezes por semana. Não ponho lá os pés há quase um mês , mas faço piscina. Trato dos meus filhos escada abaixo e escada acima. Sinto-me bem como estou.
A Filipa é uma mulher que se preocupa muito a imagem?
Sim, preocupo-me um bocado com a minha imagem, sem exagerar. Tenho alguns cuidados. Faço hidratações de cabelo, na pele e no corpo, claro. Vou ao ginásio duas vezes por semana. Não ponho lá os pés há quase um mês , mas faço piscina. Trato dos meus filhos escada abaixo e escada acima. Sinto-me bem como estou.
Já pensou alguma vez em mudar de visual?
Já tentei, mas não consigo. A minha cor de cabelo é este castanho mais claro há vários anos. Convenci a minha mãe a deixar-me fazer no cabeleireiro umas nuances loiras e, a partir daí, nunca mais deixei esta cor de cabelo. Sou loira. Já tentei ter o cabelo todo castanho, mas não gostei. Gosto mais de estar assim por causa do meu tom de pele. Mas não gosto do loiro integral. Quando vejo que estou muito loira faço umas nuances escuras.
E que tal um corte de cabelo radical?
O meu cabelo agora está curto e até já me arrependi do corte que fiz. Foi uma pancada que me deu. Uso extensões para disfarçar.