Os filhos da rainha Isabel II, rei Carlos III, Ana, André e Eduardo, acompanharam o cortejo fúnebre que esta segunda-feira, 12 de setembro, decorreu em Edimburgo, caminhando atrás do caixão da mãe até à Catedral de St Giles, em Edimburgo, tendo-se seguido a este momento a tradicional vigília dos príncipes.

Estão agora a comover os britânicos e os admiradores da realeza as imagens que mostram os quatro filho da rainha, de semblante e triste e cabeça baixa, à volta do caixão da mãe.

Esta guarda de honra consiste em que os filhos do falecido rei, neste caso a rainha Isabel II, se coloquem dentro da igreja em volta do caixão, como se o estivessem a proteger.

Carlos, que vestia um kilt, ficou à cabeceira do caixão, e os irmãos Ana, André e Eduardo nas laterais.

A vigília dos príncipes começou em 1936, quando o então rei Eduardo VIII e os seus três irmãos - os príncipes Albert, Henry e George - usaram uniformes militares completos para montar guarda no caixão do seu falecido pai, o rei George V.

O caixão com o corpo da rainha Isabel II vai partir hoje de avião de Edimburgo, Escócia, para Londres, onde terá lugar o funeral de Estado na segunda-feira.

Leia Também: Caixão com corpo da rainha Isabel II chega ao Palácio de Buckingham