Fátima Lopes não olha a meios para se sentir bem. "Há anos que recorro à medicina tradicional chinesa", admite. "Também tenho acompanhamento da quiroprática e da osteopatia. Faço reajustamento, de 15 em 15 dias, à minha coluna com o meu quiroprático, o doutor Pedro Figueira e uma sessão semanal com a minha osteopata, Carla Rosa", confidenciou a apresentadora de televisão em entrevista à revista Prevenir.

Adepta das terapias complementares, também não prescinde da filosofia hindu que advoga práticas físicas e mentais para atingir a libertação do mundo material. "Foi com o ioga que ganhei consciência corporal, que descobri verdadeiramente o meu corpo, com as suas capacidades e limitações que se vão superando. Pratico três vezes por semana, com o professor Pedro Mendes", revela ainda Fátima Lopes.

"Experimentei devido a uma limitação física que me provocava dor crónica e hoje faço-o praticamente sem limitações, o que é uma evolução gigante. O ioga também melhorou o meu foco e a minha capacidade de valorizar microconquistas", acrescenta ainda a apresentadora de televisão que, para manter o corpo são e a mente saudável, tem ainda uma série de cuidados à mesa. "Por dia, como cinco a seis vezes", garante.

"E bebo, no mínimo, um litro e meio de água", revela ainda. "Privilegio a ingestão de fruta, de legumes, de cereais completos, de produtos integrais e de leguminosas. Prefiro quinoa, millet, bulgur, batata-doce, carnes brancas e peixe", confidencia. "Evito tudo o que é processado e não abdico das minhas marmitas", sublinha ainda a apresentadora, que lançou a plataforma digital Simply Flow de saúde e bem-estar em outubro de 2016.

Os cuidados de beleza da apresentadora

Além de uma alimentação equilibrada, da prática de ioga e da prática de meditação, Fátima Lopes também tem segredos para ter tempo para fazer o que mais gosta. "Procuro organizar bem o tempo. Evito ocupá-lo com coisas inúteis e tento tirar partido de cada coisa que faço", assume. "Liberta-te de pensamentos tóxicos e simplifica a tua vida", de Rute Caldeira, é o livro de auto-ajuda que recomenda.

"O monge que vendeu o seu Ferrari", de Robin Sharma, mais uma obra emblemática, é outra das sugestões literárias de Fátima Lopes. "Não tenho frases que norteiem a minha vida. Tenho, sim, um princípio ou crença que me orienta. A certeza de que vim a esta vida para ser feliz", revela, contudo. Aos filhos, procura também transmitir ideias válidas. "Comer cinco a seis refeições por dia" é um deles.

"Deixar os alimentos maus para os dias de festa" e "privilegiar os alimentos saudáveis" são outros. Apesar de se mover num meio onde a imagem é fundamental, Fátima Lopes assume que não é vaidosa em excesso. Os hábitos de beleza que põe em prática todos os dias resumem-se a "creme de contorno de olhos, sérum e creme hidratante, de manhã e à noite", garante a apresentadora de televisão, o rosto do programa "A tarde é sua".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.