Eusébio da Silva Ferreira nunca mais vai esquecer a festa do seu 69º aniversário. Familiares e amigos, figuras da cultura e da política, ilustres estrelas do Benfica e do futebol português, renderam-lhe singela homenagem no Coliseu dos Recreios de Lisboa, na noite da passada terça-feira.
Uma gala muito emotiva, transmitida em directo pela RTP, em que as lágrimas chegaram a marejar os olhos do "Pantera Negra" em muitos momentos.
Num espectáculo transmitido em directo pela RTP e apresentado por José Carlos Malato e Tânia Ribas de Oliveira, Eusébio teve direito a música e, sobretudo, a uma chuva de grandes elogios. Entre outros, José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Alfredo Di Stéfano (antigo do jogador do Real Madrid), Joseph Blatter (presidente da FIFA) e Luís Figo deixaram vibrantes mensagens de parabéns ao "Rei", um dos melhores futebolistas mundiais de todos os tempos.
"Para mim e para todos os portugueses o Eusébio da Silva Ferreira é imortal", disse José Mourinho, treinador do Real Madrid, num dos vídeos exibidos durante a gala, traduzindo o sentimento geral.
Ao longo da noite, músicos de várias gerações, como Mariza, Tim, Camané, Anjos, António Manuel Ribeiro, Lena d'Água, Miguel Gameiro, Baile Popular, Virgem Suta, Oquestrada, subiram ao palco num tributo a um homem que levou o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo.
Veja como foi a festa!(Texto: Joana Côrte-Real)
(Fotos: Joaquim Gromicho/SapoFama)
Comentários