O discurso de Jesse Williams, estrela da série ‘Anatomia de Grey’ está em ‘alta’ na imprensa internacional. O artista foi homenageado com o ‘BET’s Humanitarian Award’, prémio humanitário que recebeu por causa de todo o seu trabalho como ativista (na associação Black Lives Matter- afavor dos direitos da comunidade negra).

Antes de ter iniciado o seu discurso, Jesse agradeceu aos seus pais e à mulher que estavam presentes na gala dos BET Awards, decorrida este domingo, dia 26.

“Este prémio não é para mim”, referiu. “Isto é para todos os verdadeiros lutadores por todo o país. Para os ativistas, advogados de direitos civis, para os pais em dificuldades, famílias, professores, estudantes que se aperceberam que o sistema está construído para nos dividir, empobrecer e destruir não pode continuar se nós continuarmos. É matemática simples: quanto mais aprendermos sobre quem somos e como chegamos até aqui, mais nos vamos mobilizar”, adianta.

E acrescenta: “Sabemos que a polícia conseguiu, de alguma forma, reduzir, desarmar e não matar pessoas brancas todos os dias. Então o que vai acontecer é que vamos alcançar a igualdade de direitos e de justiça no nosso país ou vamos reestruturar a função deles e a nossa”. Neste momento a plateia levantou-se para uma ovação.

“Se és um crítico desta resistência, a nossa resistência, então é melhor que tenhas um historial verídico das críticas à nossa opressão. Se não tens qualquer interesse por igualdade de direitos para as pessoas negras, então não dês sugestões àqueles que têm: senta-te [e cala-te]”, rematou.

Jesse afirmou que ao longo dos tempos se tem desvalorizado a cultura negra. “Têm estado a abusar de nós [pessoas negras] e a dar aspeto de ghetto às nossas criações, a roubá-las, a desalojar o nosso génio e depois a usá-lo como um fato para depois deitar fora os nossos corpos como se fossem cascas de uma fruta estranha”, terminou.

Mais tarde, o ator Samuel L. Jackson referiu que, para si, este foi o melhor discurso que ouviu desde 1960.

Veja o discurso na íntegra acima, em inglês.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.