Praticamente desconhecida até há cerca de um ano, a cantora galesa Duffy, de 24 anos, confirmou o seu favoritismo e foi a grande estrela da gala dos Brit Awards, ontem à noite, em Londres.

Duffy, que se apresentou ao vivo no palco de Earls Court, ganhou três dos quatro prémios a que concorria, tendo levado para casa os troféus de melhor álbum ("Rockferry"), melhor cantora e artista-revelação. Apenas perdeu na categoria de melhor single, ao ver o seu tema "Mercy" ser derrotado por "The Promise", do grupo Girls Aloud.

"Não me vejam como uma açambarcadora de prémios, é uma grande honra estar aqui!", disse Duffy, emocionada e de lágrimas nos olhos, à vasta plateia que participou na edição 2009 de um evento que se repete anualmente desde 1977 e que visa distinguir os melhores da música no Reino Unido.

Os grandes derrotados foram os Coldplay, que estavam nomeados para quatro galardões e não conquistaram nenhum deles. Eles foram os autores do disco mais vendido em todo o mundo no ano passado ("Viva La Vida"), mas ontem à noite ficaram de mãos a abanar.

Outros vencedores: Elbow (melhor grupo), Paul Weller (melhor cantor), Iron Maiden (melhor show), Kings of Leon (melhor álbum internacional, com "Only By The Night", e melhor grupo internacional), Katy Perry (melhor cantora internacional), Kanye West (melhor cantor internacional), Pet Shop Boys (prémio carreira) e Florence and the Machine (escolha da crítica).

A cerimónia foi apresentada pela diva da pop australiana Kylie Minogue e pelos actores James Corden e Matthew Horne.

Veja imagens da festa!