É já no dia 15 de Janeiro que os portugueses vão poder apreciar uma cena há muito falada: Cláudia Vieira despida no filme "Contrato", a primeiro longa-metragem realizada por Nicolau Breyner.
A actriz vai protagonizar, na sua estreia no grande ecrã, cenas muito picantes ao lado de Pedro Lima, numa história cheia de violência, morte e mistério.
Numa conversa com a imprensa na tarde de terça-feira em Cascais, Cláudia Vieira, que interpreta o papel de Júlia, confessou que a rodagem não foi fácil.
"Fiquei muito na dúvida sobre se seria a pessoa certa ou se estaria à altura para fazer as cenas de nudez. Não tenho grande à vontade com a exposição física, mas o Nicolau Breyner disse-me logo que não ia fazer nada com nu total e isso tranquilizou-me bastante."
Para a actriz estar "mais à vontade", as cenas foram gravadas apenas na presença de "uma equipa reduzida", mas Cláudia Vieira, de 29 anos, confessa alguma apreensão, agora que o filme vai poder ser visto por qualquer pessoa, incluindo os seus pais, o namorado (Pedro Teixeira) e os amigos.
"É claro que estou bastante inibida por saber que o filme está prestes a estrear e que toda a gente vai poder vê-lo. Mas acho que as cenas não vão chocar. Foi cumprido o prometido, que era não expor demais o meu corpo. Toda a gente já está avisada", anunciou Cláudia, prevenindo já o inevitável falatório.
Pedro Lima, também ele um estreante nas lides do cinema, desdramatizou as cenas de nudez em que se envolve com a colega - uma na cama e outra no duche. "Faz parte do trabalho de qualquer actor. Gravámos com naturalidade. Convivo muito bem com a exposição do meu corpo, por isso não tive problemas", disse ele.
Sobre o facto de Cláudia Vieira estar mais constrangida, Pedro riu-se e lançou um bom argumento: "Com todas as virtudes físicas que tem, ela não tem razão alguma para ficar constrangida com as cenas de nudez..."NICOLAU CHEIO DE ORGULHO
O realizador Nicolau Breyner confessou que tem "muito orgulho" neste seu primeiro filme, adaptado a partir do policial de Dinis Machado "Requiem por D. Quixote", e sublinhou que foi "um sonho concretizado em 24 dias".
Em "Contrato", uma adaptação livre de um dos romances policiais que o escritor Dinis Machado escreveu entre 1967 e 1968 sob o pseudónimo de Dennis McShade, o actor Pedro Lima veste a pele de um assassino profissional chamado Peter McShade.
Cláudia Vieira, Vítor Norte, José Wallenstein, Pedro Granger, Sofia Aparício, José Raposo, George Felner, Joaquim Nicolau, José Boavida e Adelaide João completam o elenco deste filme de acção de 90 minutos.
Apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) o filme foi co-produzido pela TVI, cujo director-geral, José Eduardo Moniz, afirmou ter "planos" para próximas colaborações com Nicolau Breyner, que classificou como "não só um grande actor, mas um homem com uma fantástica sensibilidade para a realização".Vanessa Amaro (texto)
Bruno Raposo (fotos)
Comentários