Um ano depois do lançamento do blogue em Miami, no dia do seu aniversário (27 de fevereiro), Ana Rita Clara falou com o Fama ao Minuto e explicou a razão que a levou a criar esta página, contando também alguns pormenores sobre a experiência que tem vivido com o projeto, que conta com uma equipa de três a quatro pessoas.

Porquê ‘Ana272’, e qual a razão para ter lançado o blogue no dia do seu aniversário?

Na altura andávamos a conversar, eu com a Luvin (agência que faz a gestão do blogue), de como é que poderíamos fazer este um projeto mais desafiador num panorama nacional que também já oferece algumas plataformas. E, nessa diferenciação, que fosse um espaço digital, que fosse muito a minha identidade, mas que quisesse também deixar uma marca diferente. Sempre celebrei o meu aniversário com uma vontade de crescimento muito grande. É uma data que para mim é sempre o início de um novo capítulo, de um novo ano. Gostávamos também que ficasse um nome diferente. Por tanto,' Ana272' acabou por surgir de uma forma muito natural porque eu gostava da ideia dos números 272. Depois de muita conversa e de muitos outros nomes, sentimos que sim, que era este. Até porque é um nome que se fixa. Demonstra a minha identidade que é uma identidade diferenciada. Há um ano atrás, quando decidimos lançar no dia do meu aniversário, foi também com essa intenção.

Como é que correu este ano?

O melhor possível! Temos feito um trabalho sobretudo muito apaixonado. Falamos diariamente sobre tudo àquilo que queremos que o projeto apresente às pessoas. Uma plataforma para as tendências, daquilo que acontece no mundo, o que é Ana Rita e daquilo que ela pretende transmitir. Queremos que seja também um espaço de empreendedorismo feminino de reforçar esta atitude de mulher atual. Não deixamos de ter tendências e ter moda, mas vamos muito para além disso. Sinto que durante todo este ano temos tido uma aceitação crescente por parte das pessoas, uma fidelização cada vez maior, um projeto de qualidade pensado ao pormenor. A ideia das fotografias muito cuidadas, as viagens que faço, a orientação do projeto para também inspirar as pessoas, mas por outro lado também terem em atenção quais os sítios e aquilo que poderão fazer para se motivar.

Que mais nos dá o blogue?

Temos também rubricas que têm a ver com o meu lado empreendedor,e com o meu lado de outros projetos como por exemplo o ‘CHANGE IT', que é termos dentro do próprio blogue um espaço por exemplo que se chama ‘The Makers’, dedicado a mulheres inspiradoras, mulheres de sucesso que representam as mulheres do século XXI. Uma mulher que e ativa, com o olhar para o digital mas sobretudo com um olhar para o mundo. Temos também uma rubrica recente que é 'Ana Convida', que mostra o outro lado das pessoas. Este é mais do que um blogue, é um espaço digital que pretende inspirar e ser um espaço de encontro da comunidade. Pretende também conhecer Ana Rita Clara de uma outra maneira, conhecer os meus gostos. Hoje inauguramos um novo espaço que se chama 'reinventa-te', (dedicado à saúde e bem estar) era uma coisa que eu sentia que tinha muita aceitação das pessoas, os treinos, os seus cuidados. Mais do que a questão estética, sempre fiz questão de que o 'Ana272' fosse o espelho do que é a mulher atual. É aqui que as tendências atuais na literatura, no design, na moda, na comunicação, nas artes, na cultura e no empreendedorismo acontecem. Queremos fugir daquele que é o mundo dos blogues (não ser só moda ou produções nesse sentido), queremos ser mais arrojados.

Cumpriu todos os objetivos previstos para este ano?

Temos sempre objetivos por cumprir. Sou uma inquieta e esta equipa maravilhosa, que também é muito inquieta, alimenta essa inquietude.Nós queremos sempre mais e melhor. Fazemos por isso todos os dias. Um blogue é um trabalho difícil. Desde que me tornei blogueira que tenho que dar o mérito ao trabalho que é feito diariamente, 24 horas, seja fins de semana ou não, as pessoas querem sempre ver. Sinto que cumprimos uma parte dos objetivos.Estamos num caminho muito sólido, olhando sempre para o futuro com muita atenção ao internacional, é uma coisa muito importante para mim.

Quais são esses objetivos?

Sobretudo descodificar mais o projeto, que ele vá crescendo aos olhos das pessoas, que esta jovem mulher vá crescendo cada vez mais. Já se apresenta com maturidade e com muita atualidade, mas que seja cada vez mais uma plataforma digital que destaque. Começamos a ter uma aceitação internacional e um piscar de olhos por parte de outras plataformas internacionais. Levar também o nome de Portugal para fora.

Ana Rita Clara festejou o primeiro aniversário esta quarta-feira, dia dois, no espaço YAKUZA, em Lisboa, e confessou que o número de visualizações têm aumentado e acredita que é um projeto que agora fez um ano mas ainda tem muito para mostrar e provar.

Tiago Froufe, consultor de social media e um dos gestores deste projeto, revelou ainda que o este projeto tem uma parceria com a embaixada dos EUA com o programa 'Connect to Success' (com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de PMEs detidas por mulheres, em Portugal)."Foi com isso que fomos a Miami no ano passado fazer o lançamento do blogue", acrescentou.