Autor dos elogiados discursos do presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama, o jovem Jon Favreau, de 27 anos, viu-se numa situação delicada esta semana, ao aparecer numa foto comprometedora na Internet.

Ele foi apanhado a apalpar um cartaz de papel-cartão de Hillary Clinton, ex-adversária de Obama na corrida à nomeação pelo Partido Democrata.

Na imagem, um amigo de Favreau, envergando uma t-shirt preta onde se lê "Staff de Obama", beija Hillary e oferece-lhe cerveja, enquanto Favreu põe a mão maliciosa sobre a mama da mulher de Bill Clinton.

Numa outra fotografia, o talentoso escritor, já nomeado chefe de discursos da Casa Branca, aparece a dançar com o cartaz de Hillary Clinton, que entretanto Barack Obama nomeou para secretária de Estado dos EUA.

Depois de terem aparecido no jornal "Washington Post", as fotos foram rapidamente retiradas do ar. Os internautas, entretanto, tiveram tempo para copiar as imagens antes de desaparecerem.

Jon Favreau recusou comentar o incidente. Um responsável pela transição presidencial, citado pelo "Washington Post", disse que "Favreau já se desculpou junto da senadora Clinton".

A imagem vai, no entanto, contra o artigo 63 do código de conduta elaborado para a equipa de transição de Obama. O código exige que os integrantes do staff presidencial declarem "informação que possa constituir uma fonte de embaraço" para a pessoa designada, para a família desta ou para o presidente eleito.