No cinema, Angelina Jolie protagonizou algumas das maiores histórias sobre espionagem, no entanto, consta que esta é uma faceta que a atriz quis levar para a vida real. Segundo documentos obtidos pelo site francês de investigação Mediapart, Jolie ofereceu-se para servir de ‘isco humano’ e assim apanhar o criminoso de guerra africano Joseph Kony.

“Ela teve a ideia de convidar o Kony para um jantar e então prendê-lo”, lê-se num dos emails enviados ao procurador Luis Moreno Ocampo, conforme reporta o The Sunday Times.

“Esqueçam outras celebridades, ela é a certa. Ela adoraria apanhar o Kony. Está pronta. Provavelmente o Brad Pitt também irá”, acrescenta-se.

Ainda segundo a mesma publicação, Moreno Ocampo esperava que Jolie e o atual ex-marido viajassem até à África Central com uma equipa especial de agentes norte americanos.

As autoridades já oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares, aproximadamente, 4,2 milhões de euros, para quem conseguir capturar Kony, tendo em conta que o mesmo é acusado de crimes contra a humanidade.

Apesar desta troca de palavras sabe-se que o plano nunca acabou por ser colocado em prática.