Dez anos depois, Alexandra Lencastre regressa ao teatro, desta vez como protagonista da peça "Um eléctrico chamado desejo", de Tennessee Williams. Ontem, num ensaio para a Imprensa, a actriz mostrou-se em grande forma, tendo rubricado no palco do Dona Maria II, em Lisboa, uma brilhante actuação no papel da protagonista "Blanche Dubois".

"Dei tudo e mais alguma coisa a esta personagem", revelou Alexandra no final do ensaio para jornalistas. Ainda visivelmente abalada pela violência emocional das últimas cenas, a diva contou porque decidiu regressar aos palcos dez anos depois:

"Estou aqui principalmente por causa do Diogo Infante (encenador) com quem já trabalhei muito como actor e de quem me tornei amiga. Quando fizemos a "Banqueira do Povo" juntos, a Eunice Muñoz disse: ‘Este rapaz, um dia, ainda nos vai dirigir a todos'. E tem sido um privilégio e uma surpresa trabalhar com este rapaz tão organizado e disciplinado, mas com tanta capacidade de ser irreverente e surpreendente".

Alexandra Lencastre foi também a razão que levou Diogo Infante a apostar na peça de Tennessee Williams para a abertura da temporada do Teatro Nacional Dona Maria II, do qual é também director artístico.

"Tenho desafiado a Alexandra ao longo dos anos para regressar ao teatro. Agora, que tenho a possibilidade de programar, encontrei na peça de Tennessee Williams a personagem ideal para a Alexandra, a Blanche Dubois".

Empenhado na missão de conseguir os melhores actores e os melhores textos para o Teatro Nacional Dona Maria II, Diogo Infante convidou outras estrelas portuguesas para contracenar na peça, que estreia a 9 de Setembro.

Além de Alexandra Lencastre, "Um eléctrico chamado desejo" conta no elenco com Albano Jerónimo, Lúcia Moniz, Pedro Laginha, Paula Mora, José Neves e Estêvão Antunes.

Veja as primeiras imagens de "Um eléctrico chamado desejo".

(Texto: Inês Costa)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)