A escritora Rosa Lobato de Faria, de 77 anos, morreu ontem num hospital privado de Lisboa, onde estava internada desde há uma semana em luta contra uma anemia grave.

Ontem, o seu estado de saúde era preocupante, mas Teresa Sacchetti, a filha mais nova, desdramatizava a situação clínica da mãe. A SapoFama, disse que "Rosinha", como era carinhosamente conhecida, estava bem e que não havia "motivos para alarme."

"A mãe adoeceu e sente-se com poucas forças, mas isso acontece a quem fica doente. Não há nada de extraordinário. Está a soro porque não se alimenta devidamente sozinha, mas esperamos tê-la em casa rapidamente", assim esperava a filha Teresa.

Rosa Lobato de Faria não resistiu e acabou por falecer ontem à tarde. A actriz deixa quatro filhos (Teresa Sacchetti, João Sacchetti e "Bi" Rebelo de Sousa, fruto do casamento com António Sacchetti, e Nuno Franco, fruto da relação com Carlos Franco), além de doze netos.

Actriz, poetisa, argumentista, cronista, Rosa escreveu os romances "O Pranto de Lúcifer" e "Os Pássaros de Seda", e foi autora de letras para as mais variadas canções.

O funeral deverá realizar-se hoje à tarde. Amigos e familiares vão prestar a última homenagem a uma destacada figura do panorama artístico e cultural português.