Na noite de domingo, dia 21, a XXII Gala dos Globos de Ouro voltou a premiar o talento em Portugal. O Coliseu dos Recreios acolheu o evento que começou ao som de HMB e Carminho, que juntamente com as caras da estação cantaram ‘O Amor é Assim’, e o Fama ao Minuto esteve presente.

Esta edição dos Globos de Ouro ficou marcada pela ausência de Bárbara Guimarães na apresentação. João Manzarra foi o escolhido para substituir a apresentadora e conduzir a gala com a sua boa disposição habitual.

Bárbara esteve afastada da apresentação mas marcou presença para entregar o primeiro Globo de Ouro da noite, ao lado de Rodrigo Guedes de Carvalho, e protagonizar aquele que seria um dos momentos altos da gala.

A apresentadora não conseguiu esconder a emoção quando, antes de entregar o prémio, Rodrigo Guedes de Carvalho fez um discurso onde apelou à sensibilização para a violência contra as mulheres. Um assunto sensível para a apresentadora que enfrenta em tribunal um processo de divórcio contra o ex-marido, José Maria Carilho.

Ana Padrão foi a primeira premiada da noite. A atriz recebeu o globo de Melhor Atriz de Cinema, no filme ‘Jogo de Damas’. Aos jornalistas, Ana mostrou-se surpreendida e confessou que não estava à espera da vitória.

Foi um processo interessante, um filme pensado e construído por nós e por isso este prémio ainda sabe melhor”, revelou a atriz.

Ainda no cinema, Nuno Lopes foi distinguido com o prémio para Melhor Ator, no filme ‘Posto Avançado do Progresso,’ e ‘Cartas da guerra’ foi o filme eleito como o melhor de 2016.

Depois do cinema foi altura de premiar o que de melhor se fez no teatro em Portugal. Isabel Abreu recebeu o globo para Melhor Atriz, na peça ‘Um Diário de Preces’, e João Perry foi eleito o Melhor Ator de Teatro em ‘O Pai’.

Quando questionado sobre qual a sensação de receber mais um prémio, na sua longa carreira, o ator respondeu: “A tradicionalidade do vinho tinto não impede que se continue a beber o vinho tinto, é bom receber prémios. Quer dizer que as pessoas prestam atenção ao que fazemos, que valorizam e nos incentivam a continuar”.

O troféu de melhor peça de teatro coube a ‘Música’. Seguiram-se os galardoados na categoria de moda, Maria Clara e Francisco Henriques foram eleitos os melhores modelos de 2016 e Luís carvalho arrecadou o premio de Melhor Estilista.

Como já é hábito, a gala contou com a presença de um ator brasileiro, Tiago Lacerda, que foi escolhido para entregar o prémio da categoria de desporto, ao lado de Luciana Abreu.

Telma Monteiro e Cristiano Ronaldo foram novamente os desportistas do ano. Fernando santos foi eleito o Melhor Treinador de 2016 e esta não seria a ultima vez que o treinador pisava o palco.

Na música, Capitão Fausto ganhou o Melhor Grupo, Carminho a Melhor Intérprete Individual e o tema 'O Amor é Assim, de HMB e Carminho, a Música do Ano.

O prémio Revelação do Ano foi entregue à pequena Beatriz Frazão. Aos 13 anos, a jovem atriz ganhou o primeiro Globo de Ouro, pelo desempenho na novela da SIC, ‘Amor Maior’.

Visivelmente emocionada, Beatriz revelou que estava surpreendida com o troféu e, apesar dos nervos, mostrou-se muito feliz com o galardão na mão. “Não estava nada a espera”, revelou.

Questionada sobre o local onde vai guardar o troféu, Beatriz confessou aos jornalistas que o Globo vai ficar no seu quarto.

Um dos prémios mais importantes da noite coube a Fernando Santos. O treinador voltou a subir ao palco, desta vez para ser distinguido com o globo de ouro de Mérito e Excelência, numa homenagem pelo seu trabalho na vitória de Portugal no europeu 2016.

Para ver os looks que passaram pela passadeira vermelha da XXII Gala dos Globos de Ouro, clique aqui.