1. Já foi alvo de um atentado

Em outubro de 1981, durante uma visita real à Nova Zelândia, um jovem de 17 anos disparou seis tiros na direção de Sua Majestade. A tentativa de assassinato aconteceu junto ao Otago Museum Reserve mas a Rainha saiu ilesa, refere a CNN.

2. Adora cavalos

Esta é uma paixão que começou muito cedo. De acordo com o site Royal Collection Trust, o seu primeiro pónei, Peggy, foi-lhe oferecido pelo seu avô, o rei George V no dia em que comemorou o seu 4º aniversário. Para além disto Sua Majestade tem o hábito de montar a cavalo e é uma presença assídua na famosas corridas de Ascot, um evento frequentado pela família real desde 1911.

3. Tem o reinado mais longo da história britânica

Em 2015 tornou-se na monarca britânica que está há mais ano no trono, tendo em fevereiro deste ano completado 67 anos de reinado. Recorde-se que anteriormente o título coube à sua trisavó, a rainha Vitória, cujo reinado durou 63 anos e sete meses.

4. Tem uma grande coleção de malas

Sempre que viaja, Sua Majestade faz-se sempre acompanhar apenas do essencial, levando consigo tudo o que necessita dentro uma pequena mala. Mas a verdade é que esta não é uma mala qualquer. De acordo com a BBC Isabel II é fã do modelo Traviata fabricado pela marca de luxo Launer London. Consta-se que tem 200 modelos na sua coleção.

5. Não tem passaporte

Um dos seus inúmeros privilégios é que Isabel II pode viajar para o estrangeiro sem passaporte. De acordo com o site oficial da Monarquia britânica “tendo em conta que o passaporte britânico é requerido em nome de Sua Majestade, é desnecessário que a Rainha tenha um em sua posse”.

6. Esteve nas Forças Armadas

Em 1945 - plena Segunda Guerra Mundial e ainda na condição de Princesa - tornou-se membro do ‘Auxiliary Territorial Service’, um grupo que tinha como objetivo recrutar voluntárias do sexo feminino para desempenhar diversas tarefas do exército. Aqui aprendeu a conduzir e a reparar diversos tipos de veículos. Na altura fez história por ter sido a primeira mulher da família real a alistar-se nas Forças Armadas.

7. É uma mulher viajada

Em 91 anos de reinado, Isabel II já passou por 117 países. Recorde-se que muitas destas viagens incluem visitas de estado que fazem parte dos deveres reais da coroa britânica.

8. Não pode ser punida aos olhos da lei

Este é outros dos privilégios especiais que se aplicam exclusivamente ao monarca. Segundo explica a Casa Real, Sua Majestade não pode ser alvo de nenhum processo criminal uma vez que "o monarca ainda hoje tem um importante papel simbólico e a figura cujo nome a justiça é feita, a lei e a ordem são mantidas".

9. É fã da série ‘Downton Abbey’

De acordo com Brian Hoey, autor do livro At Home With The Queen, Sua Majestade adora ver a série televisiva e descobrir erros durante os episódios.

10. É apaixonada por cães da raça Corgi

Galgos, collies, terriers e pugs são algumas das raças que fizeram parte da história da realeza, sendo que a paixão por Corgis começou em 1933 quando o rei George VI adotou o cão Dookie. Um amor que passou para a filha mais velha, a atual rainha, ao receber a cadela Susan no seu 18º aniversário, refere o site oficial da Família Real. Desde então que Sua Majestade se dedicou à criação de corgis tendo tido mais de 30 animais desta raça ao longo da sua vida.

11. É uma mulher de família

Após a morte da Princesa Diana, a Rainha foi criticada pelo povo britânico por não colocar a bandeira a meia haste no Palácio de Buckingham. A verdade é que isso não aconteceu apenas por uma questão de protocolo, uma vez que Isabel II estava com os netos na sua residência em Balmoral de forma a que pudessem fazer o luto em privado.

12. Comemora duas vezes o seu aniversário

A primeira celebração realiza-se no dia do seu nascimento, com uma festa privada com a família, e a segunda acontece geralmente no segundo sábado de junho, com uma festa pública celebrada com os britânicos. De acordo com o site oficial da Família Real, a segunda celebração é planeada para esta altura de forma a coincidir com a parada Trooping The Colour, instituída há vários séculos como a data oficial do aniversário do monarca.

13. Está atenta às novas tecnologias

Após ter enviado o seu primeiro email nos anos 1970, Sua Majestade laçou o site oficial da monarquia britânica em em 1997, seguindo-se o primeiro canal de Youtube em 2007. Três anos depois, Sua Majestade rendeu-se às redes sociais com Monarquia a ter a primeira conta no Facebook e em 2014 a enviar o seu primeiro tweet. Em março deste ano fez a sua primeira publicação no Instagram durante uma visita ao Science Museum em Londres.

14. Não foi educada para ser Rainha

Isabel II era a terceira na linha de sucessão ao trono mas a abdição do tio, Eduardo VIII, e a morte do pai, Jorge VI, fizeram com subisse ao trono com apenas 25 anos. A sua coroação, que teve lugar a 2 de junho de 1953 na Abadia de Westminster, foi um marco na história da televisão tendo sido assistido por 36 milhões de pessoas no mundo inteiro.

15. Apoia diversas causas

Segundo o jornal The Guardian, a Rainha Isabel II é descrita como “uma das maiores apoiantes das instituições de caridade a nível mundial” tendo doado 1.7 mil milhões de euros. A nível mundial, a Família Real britânica apadrinha mais de três mil associações de beneficência.

Veja também: Conheça os vestidos mais icónicos de Isabel II

Leia ainda: Quem são os famosos que já conheceram a rainha Isabel II?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.