1. É uma mulher destemida. Em 1981 durante o ‘Trooping the Colour’, uma cerimónia realizada pelos militares britânicos, um jovem de 17 anos disparou seis tiros na direção de Sua Majestade. A Rainha, para além de ter saído ilesa, seguiu a cavalo para as cerimónias como se nada tivesse acontecido.
  1. Adora montar. Nem mesmo a idade a impede de ir montar a cavalo, uma paixão que começou muito cedo. Recorde-se que o seu primeiro pónei, Peggy, foi-lhe oferecido pelo seu avô, o rei George V no dia em que comemorou o seu 4º aniversário.

  1. Tem vitalidade. É a Monarca com o reinado mais longo do Reino Unido. Recorde-se que anteriormente o título coube à sua tetravó, a Rainha Vitória, cujo reinado durou 63 anos e sete meses.
  1. É uma mulher prática. Sempre que viaja, Sua Majestade faz-se sempre acompanhar apenas do essencial, levando consigo tudo o que necessita dentro uma pequena mala. Mas a verdade é que esta não é uma mala qualquer: fabricada pela marca de luxo Launer London, consta-se que Isabel II tem centenas de modelos na sua coleção.
  1. Não tem passaporte. De acordo com o site oficial da Monarquia britânica “tendo em conta que o passaporte britânico é requerido em nome de Sua Majestade, é desnecessário que a Rainha tenha que ter um em sua posse”.

  1. Não tem medo de por mãos à obra. Durante a Segunda Guerra Mundial a Rainha tornou-se membro do ‘Auxiliary Territorial Service’ onde aprendeu a reparar motores de carrinhas. Para além disso também conduziu ambulâncias e aprendeu a mudar pneus.
  1. É uma mulher viajada. Em 91 anos de reinado, Isabel II já passou por 117 países. Recorde-se que muitas destas viagens incluem visitas de estado que fazem parte dos deveres reais da coroa britânica.

  1. Adora conduzir. Apesar de não conduzir no dia a dia, a verdade é que há momentos em que a exceção foge à regra. Em 1998, Sua Majestade fez questão de levar o Rei Abdullah, da Arábia Saudita, num tour pela sua propriedade escocesa. E isto tudo dentro de um dos seus carros preferidos. Aliás não é a toa que a família real britânica é conhecida pela sua longa coleção de carros.
  1. É fã da série ‘Downton Abbey’. De acordo com Brian Hoey, autor do livro At Home With The Queen, Sua Majestade adora ver a série televisiva e descobrir erros durante os episódios.

  1. É apaixonada por cães. Já deve ter reparado em diversas fotografias que Sua Majestade se faz acompanhar de diversos cães da raça Corgi. Consta-se que ao longo da sua vida já teve mais de 30 animais desta raça. À semelhança dos cavalos, esta também é uma paixão antiga, sendo que o primeiro foi-lhe oferecido pelo pai quando tinha sete anos.
  1. É uma mulher de família. Após a morte da Princesa Diana, a Rainha foi criticada pelo povo britânico por não colocar a bandeira a meia haste no Palácio de Buckingham. A verdade é que isso não aconteceu apenas por uma questão de protocolo, uma vez que Isabel II estava com os netos na sua residência em Balmoral de forma a que pudessem fazer o luto em privado.
  1. Já conheceu figuras importantes. Desde o início do seu reinado – 6 de fevereiro de 1952 – que o Reino Unido já teve 12 primeiros-ministros.

  1. Está atenta às novas tecnologias. Após ter enviado o seu primeiro email nos anos 70, em 1997 é lançado o site oficial da monarquia britânica, seguindo-se o primeiro canal de Youtube em 2007. Três anos depois, Sua Majestade rendeu-se às redes sociais com Monarquia a ter a primeira conta no Facebook e em 2014 a enviar o seu primeiro tweet.
  1. Apoia diversas causas. Segundo o jornal The Guardian, a Rainha Isabel II é descrita como “uma das maiores apoiantes das instituições de caridade a nível mundial” tendo doado 1.7 biliões de euros. A nível mundial, a Família Real britânica apadrinha mais de 3 mil associações de beneficência.

Veja também: Conheça os vestidos mais icónicos de Isabel II

Leia ainda: Quem são os famosos que já conheceram a rainha Isabel II?