A aldeia Póvoa Dão, junto à margem do rio Dão e a apenas uma distância de 15 quilómetros de Viseu, dispõe de um percurso pedestre aprovado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Composto por quatro trilhos com cerca de seis quilómetros, este percurso permite apreciar os recantos naturais da região. Os diversos trilhos existentes permitem apreciar a elevada biodiversidade da quinta da Póvoa Dão, composta por carvalhos centenários, bosques ribeirinho, melros de água, raposas, javalis e lontras.

Nos troços ribeirinhos, os caminhantes podem desfrutar de um refrescante banho na Cascata do Negro, na Cascata do Cachiço ou na Ilha dos Amores, refúgios que pontuam este ecossistema natural envolvido pelas águas do Dão. O percurso dá também a conhecer uma aldeia medieval totalmente recuperada, bem como alguns vestígios deixados pelo povo Romano. Além disso, os visitantes podem visitar a capela de Santo Amaro e os miradouros.

Desfrutar dos pratos tradicionais do restaurante da aldeia, que já foi vencedor do prémio «Melhor Restaurante do Concelho de Viseu», é outra das possibilidades que a região oferece. No site Povoadao.com, encontra uma lista de atividades que pode aproveitar naquela zona, que é um um vasto pulmão florestal. Além de percorrer trilhos pedestres, pode observar aves, fazer percursos micológicos, pesca desportiva e piqueniques ao ar livre.

Trilhos da Póvoa Dão levam a raposas e javalis
Trilhos da Póvoa Dão levam a raposas e javalis