DINAMARCA
O "Fastelavn" transformou-se num festival para as crianças e realiza-se sete semanas antes da Páscoa. Durante as festas, as crianças mascaram-se e vão tentando alternadamente bater com um pau num barril até ele se partir, actividade chamada ”fazer o gato sair do barril”. Em tempos antigos, era colocado um gato no barril, mas actualmente enche-se o barril com doces, nozes, frutas, etc. Quem conseguir tirar o fundo ao barril torna-se a ”Rainha do Gato”, e quem bater na última peça pendurada (a corda que segura o barril) torna-se o ”Rei do Gato”.
Onde ficar: Clarion Collection Hotel Twentyseven (Copenhaga)

RÚSSIA
Antes da Quaresma, celebra-se a ”Maslenitsa” (”Entrudo”, em russo), um festival de uma semana que é a celebração Ortodoxa mais popular da Rússia. A Maslenitsa é um símbolo do adeus ao Inverno e boas-vindas à Primavera, e a palavra deriva de ”Maslo”, que significa ”manteiga”. As panquecas são um item fundamental nesta celebração, simbolizando o sol da Primavera, que se torna mais quente e brilhante em cada dia. No fim das festividades, é queimado o espantalho do Entrudo, que simboliza o final do Inverno.Onde ficar: Hotel Savoy Moscovo (Moscovo)

PORTUGAL
Portugal tem uma grande tradição relacionada com o Carnaval, nomeadamente em algumas zonas do país, tais como Torres Vedras, Sesimbra, Madeira e Açores. O Carnaval de Torres Vedras é o mais antigo do país (com referências desde 1574), fiel às tradições e rejeitando estrangeirismos, encontrando-se já profundamente enraizado na identidade da cidade. Nos Açores, mais exactamente na Ilha Terceira, encontra-se uma das formas mais peculiares de festejo do Carnaval, com danças e bailinhos que compõem a maior manifestação de teatro popular em Portugal, baseada no estilo dos Autos Vicentinos. As Festas de Carnaval na Madeira têm o seu apogeu no Grande Cortejo Alegórico, mantendo intactas as raízes populares, com a participação de vários grupos e milhares de figurantes nas ruas do Funchal. O Carnaval de Sesimbra tem ganho dimensão enquanto momento cultural e social alto no concelho. As ruas são preenchidas com elementos lúdicos, cores, música e movimento, potenciados pelos desfiles das Escolas de Samba.
Onde ficar: Hotel Golf Mar (Torres Vedras) / Terceira Mar Hotel (Açores) / Madeira Regency Cliff (Madeira) / Hotel do Mar (Sesimbra)

FRANÇA
Em França celebra-se o Carnaval de Nice, o principal evento de Inverno da Riviera francesa. Na Idade Média, os habitantes de Nice, antes de fazerem jejum de carne durante 40 dias (de acordo com a tradição católica do Entrudo) desfrutavam de uma cozinha rica e recheada. Os festejos de Carnaval remontam a 1294, mas a fase ”moderna” das celebrações começou em 1872. Desde o início do século, foi atribuído muito cuidado à escolha dos temas para celebrar o Carnaval, e integraram-se tecnologias e materiais novos. O tema deste ano prende-se com a história do Planeta Azul, e será refletido em diferentes desfiles a decorrer de dia e de noite (de flores, de luzes e de Carnaval). Onde ficar: Hotel Ellington (Nice)

PAÍSES BAIXOS
Existem dois tipos de Carnaval nos Países Baixos. Por um lado, o Carnaval de Rijnlands, celebrado no Sul e Sudoeste do país; por outro lado, o Carnaval de Bourgondisch, celebrado no Norte e Oeste da província de Brabant, na qual todas as cidades da área recebem um ”nome especial de carnaval” nesta época. As tradições incluem a entrega de uma chave simbólica da cidade pelo Presidente da Câmara ao Príncipe do Carnaval, para ter poder nos três dias seguintes; orquestra com música tipicamente holandesa em todos os cafés e nas ruas; desfile em todas as cidades; escolha do Príncipe do Carnaval (uma pessoa diferente escolhida todos os anos); construção de veículos para o desfile; e todas as pessoas mascaradas para as inúmeras festas organizadas pela zona sul do país.
Onde ficar: Golden Tulip Apple Park Hotel (Maastricht) / Crown Inn (Eindhoven)

ALEMANHA
Existem três grandes centros de festejo do Carnaval na Alemanha: em Colónia (o mais importante e famoso), Düsseldorf e Mainz. O arranque do Carnaval alemão é a 11 de Novembro, às 11h11, que é quando a ”quinta temporada” (que é a do Carnaval) começa, com festas e animação. As principais actividades de Carnaval têm lugar em Fevereiro.

ITÁLIA
O Carnaval de Veneza é uma das festas mais antigas do mundo. As ruas da cidade durante o Carnaval estão repletas de bandas, máscaras tradicionais, teatro de rua, etc. A cerimónia de abertura começa com o “Voo do Anjo”, uma tradição antiga que consiste numa mulher jovem (normalmente conhecida do público) que surge do Campanário da Torre da Praça de São Marco. Segue-se a celebração da Feste delle Marie (que celebra a liberação das mulheres das mãos dos piradas da Istria). Muitos eventos, tais como festas e bailes de máscaras (Baile Casanova, baile da água, e Noite Dourada) têm lugar nos palácios antigos, e alguns são exclusivos para convidados!
Onde ficar: Hilton Molino (Veneza)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.