Uma investigação do Reader’s Digest fez perguntas a diversos pilotos sobre as incompreensíveis regras de segurança, atrasos inexplicáveis, atitudes incomuns da tripulação e o que realmente se passa por detrás das portas do cockpit e o resulta foi incrível. Descubra assim 11 segredos das companhias aéreas e perceba agora o porquê de certas coisas que lhe acontecem durante uma viagem de avião:

Lugares apertados

Não é uma impressão: os assentos da classe económica nos últimos anos de verdade estão mais apertados. Tirar poucos centímetro de cada assento, permitiu que as companhias aéreas ganhassem pelo menos uma fileira de assentos extra.

Utilização do telemóvel

As frequências do telemóvel podem perturbar as comunicações radio dos pilotos mas não representam um verdadeiro perigo ao tráfego aéreo. Ainda a tecnologia dos novos telemóveis incomoda menos do que acontecia com os modelos antigos. Mas de qualquer forma as interferências eletromagnéticas são sempre possíveis. Também a distância entre a cabine de comando e o telemóvel pode influenciar a interferência. Nos aviões maiores a área da tripulação entre os pilotos e os passageiros, contribui também para bloquear o sinal.

Overbooking

Como muitos sabem as companhias vendem mais bilhetes do que assentos disponíveis no avião. Esta manobra é para otimizar o custo dos voos, já que as estatísticas falam que em media 1 passageiro sobre 10 não vai comparecer no embarque. Quando isso não se verifica há o risco que alguém não possa embarcar. Assim algumas companhias oferecem dinheiro e outras coisas para que os passageiros embarquem no voo seguinte. Cada país tem as próprias leis.

Bactérias

Segundo um estudo da Auburn University nos EUA, os aviões são uma grande fonte de bactérias: pesquisadores acharam bactérias perigosas nos encostos dos braços, nos assentos, nas mesas de cada assento e nas mantas; no banheiro o perigo ainda maior como por exemplo na água contaminada. E não acabou: há perigo nos tapetes, revistas e muito mais. Algumas companhias não limpam as bandejas e as mesas entre um voo e outro: por isso uma boa ideia, antes de encostar em qualquer coisa, seria limpar.

Luzes na cabine

Já se perguntaram porque, quando um avião entra em fase de pouso, os comissários de bordo apagam as luzes da cabine? Resposta simples: segurança. Em caso de evacuação da aeronave, os nossos olhos já estão adaptados ao escuro, assim é mais fácil ver quando estiver fora do avião.

Leia sobre: Os tipos de passageiros de avião

Máscaras de oxigénio

Se as máscaras caírem, temos cerca de 15 minutos de ar a disposição. O tempo é suficiente para o comandante levar o avião a uma altura onde pode se respirar sem a cabine pressurizada.

Custos extra

Por qual motivo pagar (agora) pela bagagem ou para marcar o assento? Esta forma permite que as companhias aéreas lucrem mais. Primeiro porque para não perder dinheiro cada avião tem que voar em media 85% cheio. Assim o lucro real chega da bagagem, taxas, comida a bordo etc…A escolha de manter separados os custos é para disponibilizar bilhetes mais baratos e atrair mais passageiros.

Combustível à justa

Quanto mais combustível um avião leva, mais pesado se torna. E, quanto mais pesado se torna, maior é o consumo de combustível. Logo, uma forma de poupar na viagem é não encher demasiado o depósito. "Estou constantemente sob pressão para levar menos combustível do que aquele que me deixaria confortável", afirmou à revista Reader's Digest, sob anonimato, um comandante de uma companhia aérea de topo. O risco é ter de aterrar de emergência antes do ponto de chegada, se por acaso o voo esteve mais tempo no ar do que o previsto - devido a uma tempestade, por exemplo.

Pilotos com refeições diferentes

Se há duas pessoas a bordo que sabem como fazer aterrar o avião, o comandante e o copiloto, não há que facilitar quando chega a hora da refeição. Para reduzir a hipótese de serem ambos envenenados, comem pratos diferentes. E estão proibidos de partilhar, por muito apetitoso que pareça o bife do companheiro de cockpit.

Nem todas as falhas pequenas são reparadas imediatamente

Não ache que os pilotos autorizam o voo sem segurança. Na verdade, a lista de coisas que devem ser revisadas antes do voo é enorme. Não obstante, existem pequenas falhas que não afetam a segurança do avião e, portanto, podem ser resolvidas depois. Isso é feito para que o voo não tenha grandes atrasos.

Proibição de fumar a bordo

As pessoas acham que o fumo foi proibido para diminuir o risco de incêndio e os problemas de saúde dos fumadores passivos. Claro que existe uma preocupação com o risco de incêndio. Mas há outra: a fumaça desgasta os filtros de ar do avião muito mais rapidamente. Ou seja, o motivo foi a economia.

Leia ainda: Estes são os países que tem de visitar em 2017

Não vai querer comer isto

Os lugares mais perigosos do planeta