Trata-se de uma visita temática que explora o espólio do museu e a realização das oficinas Hina Matsuri e Gangaur, pretexto para um olhar diferente sobre o universo feminino.

As festividades têm início com o ateliê Hina Matsuri, o Festival de Bonecas típico do Japão, que se realiza a 7 e 8 de Março, a partir das 10h30. Num primeiro momento, os participantes vão ficar a conhecer o conceito da festa para que, depois, a possam encenar.

Reza a tradição que, no terceiro dia do terceiro mês, os japoneses homenageiam o casal imperial colocando-o num altar simbólico para que, dali, possam abençoar o futuro de todas a meninas.

A 8 de Março, às 11h00, tem início a oficina Gangaur, uma celebração para mães e filhas, durante a qual será feita uma viagem pela Índia e serão exploradas algumas técnicas artísticas, como a decoração de mãos e pés.

Gangaur é o nome de um dos mais importantes festivais do Rajastão, realizado em Março, e um dos símbolos do fervor e devoção das mulheres que adoram Gauri, uma das formas da esposa de Shiva, mais conhecida como Parvati.

Um pouco mais tarde, às 11h30, todos os interessados pela Ásia podem participar numa visita temática que vai desvendar o universo feminino das colecções em exibição no Museu.

Também neste dia, é inaugurada a exposição de fotografia Mulheres do Hindustão, de Fernando Penim Redondo, numa abordagem muito própria do feminino no Oriente. Mais informações em http://www.museudooriente.pt/529/mulheres-do-hindustao.htm