Com uma área de cerca de 1,7 hectares, o novo Jardim da Cerca da graça é o maior espaço verde de acesso público da zona histórica. O projeto, da autoria da Câmara Municipal de Lisboa, contemplou a plantação de cerca de 180 árvores e arbustos, um relvado central, três miradouros, um parque de merendas e um pomar. Está ainda dotado com um quiosque com esplanada e um parque infantil e uma horta comunitária, que se estende na encosta da Calçada do Monte.

Inaugurado no dia 17 de junho de 2015, ponto de encontro, mas também de atravessamento, o jardim liga os bairros da Graça e da Mouraria, através de duas entradas principais. Uma delas localiza-se na Calçada do Monte, a meio da encosta. A outra situa-se no Caracol da Graça. José Sá Fernandes, vereador da autarquia, presente na cerimónia de apresentação pública, lembrou a sua demanda por este final, que se iniciou em 1995.

«Este jardim é um luxo nesta área da cidade», que dele carecia, dada a sua «excepcional qualidade», sublinhou o autarca. Agora, «é necessário concluir a Estrutura Ecológica Verde da cidade, um velho sonho de quem acredita mais no verde do que no cinzento do betão ou no negro do alcatrão, como é o caso do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles», garantiu ainda José Sá Fernandes. Nos últimos meses, foram muitos os visitantes que já visitaram o local, incluindo milhares de turistas.

Jardim da Cerca da Graça em Lisboa atrai milhares de visitantes

Fotografias do Jardim da Cerca da Graça cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.