À mesa com eles

O chefe Luís Baena está de regresso a Lisboa como consultor do novíssimo Mesa do Bairro, no antigo mercado do Arco do Cego. A assinatura do conceituado chefe manifesta-se numa ementa que realça sabores e petiscos tradicionais tão portugueses como os pastéis de massa tenra, as pataniscas ou os peixinhos da horta, harmonizados com os melhores vinhos.

Grande expetativa rodeia a abertura do novo projeto de Alexandre Silva (ex-Bica do Sapato), o LOCO, que irá abrir portas, muito em breve, na zona da Estrela. “Provocador, experimental, tecnicista e criativo” - são estes os adjetivos que estão a deixar muita gente com água na boca.

A funcionar em pleno desde 8 de outubro está o Estória, o novo espaço do chefe Vítor Areias, belissimamente instalado no Palácio do Marquês de Pombal, na Cruz Quebrada. Inspirado no conceito de gastropub, serve cozinha contemporânea de inspiração portuguesa num ambiente intimista e privilegiado.

Ainda na região de Lisboa, mas para depois de jantar, é impossível passar ao lado da reabertura do Maxime. A mítica sala de concertos com alma de cabaret transferiu-se da interior Praça da Alegria para a bem mais arejada zona ribeirinha. Junto ao Terminal Fluvial do Cais do Sodré, o Maxime Sur Mer promete ser uma das revelações da estação.

No Porto a grande novidade chega pela mão do chefe António Vieira, do extinto Shis, que acaba de lançar o Wish, em plena Foz do Douro, que traz nova vida a um edifício nobre da cidade (onde durante anos residiu o Oporto) com uma cozinha que inspira….desejo. Para noites longas deixe-se ficar pela Foz e redescubra a também renascida Kasa da Praia.

Em bons lençóis

Para estadias sumptuosas será difícil superar o ambiente régio do novo Hotel Palácio do Governador, unidade de luxo que ocupa o antigo edifício do Palácio do Governador da Torre de Belém, debruçado sobre o Tejo. Das janelas do Porto River Aparthotel é o Douro que espreita, bem como o bulício da Ribeira, onde está situado este alojamento de charme, num edifício histórico que remonta ao séc. XVII.

Se quiser fugir à cidade, rume até ao Parque Biológico da Serra da Lousã onde acaba de abrir um hotel que procura interferir o menos possível com a majestosa paisagem envolvente. O Hotel Parque Serra da Lousã, no concelho de Miranda do Corvo, toma os deuses e a mitologia por inspiração, estabelecendo uma forte ligação à natureza e à espiritualidade.

Em Ílhavo, aguarda-se a abertura do cinco estrelas Montebelo Vista Alegre, um hotel temático, artístico e histórico, que faz renascer o antigo Palácio da Vista Alegre (séc. XVIII), recuperando a herança e a memória desta emblemática marca portuguesa.

E agora, onde é que vai no próximo fim de semana?

Por Lifecooler
O Lifecooler ganhou o Prémio Cinco Estrelas 2015 na categoria “Site de informação turística” com a classificação global de 7,50 (numa escala de 1 a 10). O que os consumidores que testaram o serviço mais valorizaram foi a abrangência de temas e a optimização nos motores de busca.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.