A vista é magnífica. As janelas envidraçadas abrem-se sobre os arranha-céus que marcam a paisagem de Manhattan e deixam a cidade entrar pelo quarto adentro. Pelo quarto que não é um quarto. É um verdadeiro apartamento. As suites mais luxuosas da área exclusiva do The Towers do Lotte New York Palace Hotel, um hotel dentro de um hotel, como o descrevem, que custam em média 3.500 dólares, pouco mais de 2.800 euros.
O preço é para duas noites, o período de estadia mínima exigido. Essas suites, com capacidade para duas pessoas, ocupam uma área de 112 metros quadrados. Mais pequenos, mas igualmente luxuosos e elegantes, os restantes quartos deste hotel de cinco estrelas, que em março de 2018 passou a integrar a rede Luxe Collection by L.E. Hotels, podem ser reservados por valores na casa dos 600 dólares, cerca de 480 euros, por noite.
Além de um quarto espaçoso com uma cama king size e uma secretária, as habitações mais luxuosas incluem uma sala de estar, uma cozinha, duas casas de banho e uma área de arrumações quase do tamanho do quarto de um hostal, como comprovámos quando lá pernoitámos.
Apesar de estar integrado no luxuoso hotel Lotte New York Palace Hotel, o palácio mandado construir pelo financeiro Henry Villard em 1882, o The Towers ocupa apenas os últimos 14 andares do edifício.
Anteriormente, o palácio abrigou as The Villard Houses, apartamentos que mais tarde seriam residências particulares, escritórios da Arquidiocese de Nova Iorque e escritórios de empresas internacionais, antes de serem convertidos numa requintada unidade hoteleira de elite, em 1993. Na altura, o processo de reconversão do edifício projetado por McKim, Mead & White implicou um largo investimento de milhões.
Vinte e cinco anos depois, a administração do hotel, localizado em pela Midtown, investiu 140 milhões de dólares, cerca de 113 milhões de euros, na modernização do edifício, tornando-o ainda mais moderno e luxuoso. As obras da primeira fase arrancaram em fevereiro de 2013. A empresa BAMO, sediada em São Francisco, assegurou o redesign e a renovação da receção e dos 176 alojamentos que integram o The Tower.
A empresa nova-iorquina BBG-BBGM teve a seu cargo a reformulação das suites triplas do hotel, bem como da nova Metropolitan Suite, uma das mais luxuosas. A nova receção, com uma decoração com painéis art deco, dá acesso aos elevadores que conduzem aos quartos, localizados entre o 41º e o 53º andar, com uma vista privilegiada para as artérias principais da cidade, nas proximidades da famosa Quinta Avenida, uma das mais sofisticadas.
Localizado na esquina da 50th Street com a Madison Avenue, The New York Palace tem 815 quartos e 84 suites. A entrada que dá acesso à receção do edifício está decorada com motivos provenientes de catedrais italianas do século XV. Nas proximidades pode visitar a Catedral de St. Patrick e o Rockefeller Center, o edifício que tem um terraço, o famoso Top of the Rock, que oferece uma das melhores vistas sobre a cidade.
De lá, pode avistar o Empire State Building e o Central Park, duas das muitas atrações turísticas da cidade, na sua plenitude. No âmbito do último processo de reconversão, concluído no final de 2013, a entrada interior do hotel foi decorada com um painel com seda e madeira e com elementos que recuperarão o design original da Villard Mansion e os padrões típicos do século XIX no teto e nas carpetes.
O toque de modernidade foi dado através da utilização de materiais ecléticos e de mobiliário futurista, que marcam a decoração dos renovados quartos. O objetivo é que a sofisticada clientela habitual do New York Palace, designação que tinha antes de ser adquirido pelo grupo hoteleiro Lotte Hotels & Resorts em agosto de 2015, se sinta em casa longe de casa. Em 2017, a Condé Nast Traveler inclui-o na lista "Top Hotels in NYC".
Os toques de cor conferidos pelos elementos decorativos que caracterizam cada uma das suites foram reforçados e modernizados em 2013, com a consultoria da especialista em arte e decoração de interiores Nancy Sweeney, uma conceituada decoradora norte-americana que aposta em elementos geométricos fortes para criar uma nova identidade visual à cosmopolita e requintada unidade hoteleira.
"Pretendemos manter o lado opulento e histórico da Villard Mansion mas sem nunca esquecer que os quartos e as suites do The Towers também têm um lado contemporâneo a preservar", sublinhou, na altura, Steve Henry, o responsável da BAMO que coordenou o projeto. "O nosso objetivo é que os hóspedes percebam que, apesar de estar instalados num hotel moderno, estão rodeados por um design que é intemporal", explicou.
Galeria de arte a céu aberto
Na Metropolitan Suite, a mais exclusiva, com dois quartos e duas imponentes banheiras, além de uma cabine de duche, foi criado aquilo que a administração da unidade hoteleira descreve como sendo "uma galeria de arte viva no céu". Os quartos são inspirados na malha urbana de Nova Ioque. A sala, em tons de azul e amarelo, pretende recriar os tons do céu e dos famosos yellow cab, os táxis que percorrem incessantemente as ruas da cidade.
As novidades incluem ainda modernos sistemas de iluminação e domótica que, de uma forma simples e intuitiva, num só gesto, permitem controlar os aparelhos eletrónicos dos quartos e das suites, dotados de termostatos inteligentes, bem como a própria iluminação do espaço. Consoante se seleciona os modos "Day", "evening" ou "relax", a intensidade das luzes aumenta ou diminui, proporcionando o ambiente perfeito.
Se optar por passar mais tempo no quarto para usufruir das múltiplas comodidades que esta unidade hoteleira proporciona, não deverá perder a oportunidade de descontrair num relaxante banho de espuma, com sais de banho da Molton Brown, a sofisticada marca de produtos de higiene londrina com que o hotel trabalha. Quando terminar, tem à sua disposição toalhas e robes em magnífico algodão do Egito, um dos mais suaves do mundo.
Tratamento personalizado num cenário irresistível
As mordomias estão, no entanto, longe de se ficar por aqui. Quando faz o check-in, são-lhe oferecidas toalhas perfumadas para se refrescar. Quando chega ao quarto, além de um espaço acolhedor com todo o conforto de uma unidade hoteleira de luxo, tem sempre à sua espera um presente personalizado. Entre outros serviços, o hotel tem também um serviço de transporte gratuito para a zona dos teatros da Broadway, ao final do dia.
Se pretender ir mais longe, pode contratar o serviço de aluguer de carros, com motorista, que o conduzirá até ao destino pretendido num modelo de luxo. Se optar por ficar no hotel, o Lotte New York Palace Hotel dispõe ainda de um moderno e equipado centro de fitness, bem como de um moderno e requintado spa. No caso de querer experimentar o afamado restaurante do hotel, deixe-se surpreender pela sua decliciosa cozinha criativa.
Além dessa, pode provar as especialidades servidas no Maloney & Porcelli, o restaurante adjacente que recuperou o conceito do tradicional diner americano e que, enquanto decorrem os trabalhos, serviu de apoio ao estabelecimento hoteleiro onde já pernoitaram magnatas como Leona Helmsley ou o sultão do Brunei e onde já foram filmadas séries de televisão comom "Gossip girl", "30 rock", "Lei & Ordem" e "Will & Grace".
Sendo inegavelmente requintado, acaba também por ser muito procurado por casais que buscam o cenário perfeito para um casamento de sonho. Para satisfazer esse interesse, a administração do hotel desenvolveu o conceito Manhattan Weddings, que inclui a organização de cerimónias no The Villard Ballroom, um imenso salão de baile apalaçado com capacidade para jantares para 250 pessoas ou cocktails para 500.
Se precisar de mais espaço, pode recorrer ao Reid Salon, que fica mesmo em frente e que pode alergar mais 125 pessoas sentadas ou 300 pessoas em pé. Esta luxuosa unidade hoteleira dispõe ainda de um pátio interior decorado com motivos inspirados nas catedrais italianas do século XV, o que lhe confere uma distinção. Nas semanas que antecedem o Natal, são muitas as luzes que lhe conferem (ainda) mais brilho.
Comentários