A East Side Gallery, como é conhecida a parte do muro transformada em painel artístico, conta com a participação de 105 artistas do mundo inteiro juntos pelo “Memorial Internacional da Liberdade”. As pinturas foram feitas no lado oriental do muro, em 1990, um ano após a queda do muro e em pleno ano de reunificação alemã.

Mas em Berlim, além “da arte a céu aberto,” há todo um novo mundo para descobrir, com murais magníficos de artistas internacionais, entre os quais se inclui os portugueses Vhils e Bordalo II. Existe ainda o primeiro museu nacional dedicado à arte urbana que promete iniciar este roteiro de forma inesquecível.

Por ser uma cidade inesquecível, a TAP tem vários voos para Berlim a partir dos principais aeroportos nacionais. Esteja atento às promoções e certamente encontrará um preço acessível para conhecer esta surpreendente cidade que cativa pela sua variedade fora do comum de atrações turísticas, vida e cultura.

East Side Gallery

Considerado um símbolo da liberdade de expressão, os imperdíveis 1,3 km de arte a céu aberto sobre o remanescente do Muro de Berlim são considerados património protegido. Composta por 105 murais pintados em 1990, no lado leste do Muro de Berlim, as pinturas de Jürgen Grosse, Dimitri Vrubel, Siegfrid Santoni, Bodo Sperling, Kasra Alavi, entre outros, são um retrato da euforia da Alemanha dos anos 1990.

East Side Gallery

Urban Nation Museum

A reputação da cidade como palco ideal para a arte urbana chegou mais longe com a criação deste museu em setembro de 2017. Localizado num edifício de dois andares em Bülowstraße, esta celebração de arte leva-o numa viagem por gigantes e coloridos murais, muitos deles criados exclusivamente para este projeto. Pensado pelo grupo Urban Nation - que desde 2013 fomenta a arte urbana como forma de criar projetos focados na comunidade – mostra o trabalho de artistas brilhantes como Shephard Fairy, Olek, Fintan Magee e Lora Zombie.

Urban Nation Museum

Bulowstrasse

Nesta zona poderá encontrar fascinantes obras de artistas que marcam a cena internacional como Martin Whatson, Hyuro, Icy and Sot, Cranio, Bailon, Adele Renault & Shoe ou Nils Westergard. Ainda nesta área não perca o magnífico trabalho de Vhils que esculpiu um retrato do fotógrafo e porteiro da discoteca Berghain, Svn Marquardt, no âmbito do projeto Go Foth.

Bulowstrasse

Urban Spree

Este espaço artístico em Berlim-Friedrichshain é dedicado à cultura urbana através de exposições, residências artísticas, oficinas, concertos e uma loja de arte. No seu interior, o Urban Spree Galerie é um espaço de arte urbana contemporânea independente, instalado num complexo pós-industrial que realiza curadorias independentes e que inclui a “Artist Wall”, uma parede voltada para uma das artérias mais movimentadas da cidade. Contam-se entre os artistas desenhos de Klone, Zevs, Broken Fingaz Crew, Twoone, Low Bros, Nychos, 1UP Crew, The Grifters, Peachbeach, Rylsee, Johannes Mundinger, Jim Avignon e muitos mais.

Urban Spree

Kreuzberg

No roteiro pelo melhor da arte urbana as ruas de Kreuzberg são um ponto obrigatório. Há o prédio com dois dos murais mais icónicos da cidade: o céu de inspiração surreal e várias televisões com cenas da vida contemporânea. Ainda nesta zona, conheça o colorido elefante pintado, os exóticos pássaros de Don John ou o clássico Shepard Fairey. Mas há ainda para ver o espantoso mural de Alex Void, que projetou uma imagem intitulada o “homem é o lobo do homem”, assim como um colorido mural do italiano Agostino Lacurci

Kreuzberg

Friedrichshain

Noutra zona da cidade, a ode à arte urbana continua, com murais do português Bordalo II, Ricky Lee Gordon ou Tristan Eaton e Herakut. Todos com diferentes estilos, mas em comum a intenção de espalhar a arte pela comunidade.

Friedrichshain