De portas abertas desde julho de 2015, ele fica em Moncarapacho, entre Olhão e Tavira. Não tem praia, fica desde já o aviso, mas o oceano não anda longe. Na verdade, está tão perto que fazem dele uma promessa e asseguram transporte até à ilha da Fuseta.

O resort, que começou por ser de inspiração mourisca, passou por uma remodelação de cinco milhões de euros e pela reconversão de toda a sua área de construção e demais espaços envolventes. A atual versão apresenta-se assumidamente mais campestre e algarvia, mas há quem encontre aqui referências subliminares à Comporta e até às ilhas gregas. O facto é que a cal branca, as açoteias ou as treliças, já para não falar de elementos distintivos como as chaminés recortadas, são inequivocamente locais. No fundo, da decoração ao conceito, da restauração aos serviços, a DHM (Discovery Hotel Management) empenhou-se a fundo para que o novo Vila Monte seja sinónimo de uma experiência acima dos padrões na região. Para isso foi determinante a intervenção do arquiteto Jorge Guimarães e da designer de interiores Vera Iachia. Os dois reinterpretaram o ADN algarvio, mas não ficaram presos aos cânones. Desde a primeira hora salta-nos à vista uma sofisticação despojada ao melhor estilo boho-chic. Além dos 55 quartos, distribuídos por quatro edifícios separados por pátios, escadarias e alpendres, o resort conta com duas piscinas exteriores, dois restaurantes, court de ténis, ginásio, um spa (por concluir) e até uma mercearia gourmet na receção — onde estão expostos e à venda vários produtos usados na decoração, tudo coisas, de dentro e de fora, que encaixam na lógica inspiracional.

Para aquele que se vende como o fim de semana mais romântico do ano (13 e 14 de fevereiro), este resort criou a opção de dois pacotes, entre uma e duas noites a partir de dia 12, que incluem sempre, além da pernoita em quarto duplo com pequeno-almoço (possibilidade de upgrade para uma junior suite em caso de disponibilidade), boas vindas com ostras, jantar para duas pessoas e passeio de charrete com vinho quente na vila de São Brás.

Por João Miguel Simões, texto e foto (follow me on Instagram @jmigsimoes)

Vila Monte Farm House [vilamonte.com]

Portugal, Sitio dos Caliços, Moncarapacho, tel.: 289 790 790.

Pacotes de São Valentim a partir de 275 euros em quarto duplo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.