1. Confira as avaliações

Antes de iniciar a pesquisa para fazer a escolha definitiva, é importante privilegiar os alojamentos que já tiverem avaliações de outros turistas e elaborar uma check-list dos equipamentos considerados essenciais. Os filtros propostos no motor de busca serão muito úteis. 

Primeiro hotel de luxo em Cuba tem assinatura portuguesa
Primeiro hotel de luxo em Cuba tem assinatura portuguesa
Ver artigo

2. Certifique-se da política de cancelamento

Antes de efetuar o pagamento, confirme a política de cancelamento definida pelo proprietário e as regras específicas de vivência e comportamento por si definidas.

3. Escolha plataformas seguras

Os turistas devem comunicar com os proprietários dos alojamentos através das plataformas de marcação online, que garante comunicações seguras e rastreáveis para proteger contra potenciais problemas, como roubos ou falsificação de dados.

4. Esclareça todas as dúvidas

Antes de finalizar a reserva, os turistas devem colocar todas as suas dúvidas ao proprietário para evitar surpresas desagradáveis, como estar na companhia de crianças pequenas e ter uma piscina desprotegida ou levar o seu cachorro e deparar-se com um jardim sem proteção. É também importante discutir de temas como: a melhor forma de chegar ao alojamento, distâncias, equipamentos da casa, condições de check-out e limpeza, entre outros.

10 dicas para ter um verão 100% amigo do ambiente
10 dicas para ter um verão 100% amigo do ambiente
Ver artigo

5. Esteja atento ao pagamento

Os turistas devem sempre fazer a sua reserva online a partir dos site certificados para ser automaticamente coberto pela Garantia de Reserva com confiança. O pagamento das taxas de serviço permite a existência desta garantia que oferece segurança ao reservar e proteção total no momento do pagamento em caso de esquemas fraudulentos ou de phishing. Garante também assistência para encontrar outro alojamento após um possível cancelamento da reserva por parte do proprietário à última hora, bem como um serviço de apoio ao cliente 24h por dia todos os dias da semana (inclusivé feriados e fins de semana).

6. Pague com cartão

Pagar online com um cartão de crédito é a maneira mais segura de reservar um alojamento de férias. Não pague fora dos sites, especialmente se lhe for oferecido um desconto ou se lhe forem sugeridos outros modos de pagamento tais como Western Union ou MoneyCorp.

7. Faça o inventário

É importante fazer uma tour pelo alojamento com a pessoa que o receber para fazer um inventário de tudo, para esclarecer todas as dúvidas sobre o uso dos equipamentos da casa e para relatar quaisquer problemas assim que forem detetados para que sejam resolvidos o mais rapidamente possível. Desta forma, a estadia decorrerá nas melhores condições e evitam-se problemas subsequentes que poderiam surgir e seriam mais difíceis de resolver.

As dicas são dos especialistas da HomeAway.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.