A peça, que em pouco segundos já tinha alcançado os 60 milhões de dólares, superou facilmente o recorde anterior de 58,4 milhões milhões que tinha sido pago por um dos "Balloon Dog" do americano Jeff Koons em 2013.

A obra de Hockney, de grandes dimensões e criada em 1972, é considerada uma das três peças mais importantes do artista britânico, de 81 anos. Nela, o artista combina dois dos seus temas favoritos: uma piscina e um retrato.

A icónica obra, uma pintura a óleo, estava estimada em 80 milhões de dólares. Alex Rotter, vice-presidente da casa de leilões, descreve o quadro como "uma das grandes obras-primas da era moderna".

As imagens de um casamento gay que é um conto de fadas
As imagens de um casamento gay que é um conto de fadas
Ver artigo

Um retrato do ex-amante e muso

Na obra, um homem bem vestido, parado no limite da piscina, olha pensativo para outra figura que nada na sua direção, com uma vista idílica de uma montanha ao fundo. O primeiro homem pintado por Hockey retrata o seu ex-amante e muso, Peter Schlesinger, um antigo aluno do pintor na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

A pintura remonta a 1972, ano em que o grande caso de amor entre ambos chegou ao fim. Por isso, o nadador poderá ser o novo amor de Peter, segundo Rotter.

Estes são os 10 mais ricos de Portugal
Estes são os 10 mais ricos de Portugal
Ver artigo

Uma das obras mais célebres de Hockney, "Portrait of an Artist (Pool with two figures)" apareceu na capa de várias monografias sobre o artista e fez parte de uma retrospetiva internacional dedicada ao pintor britânico para celebrar o seu 80º aniversário em 2017. "Desde Tate (em Londres) até o Centro Pompidou (em Paris) e o Metropolitan Museum (em Nova Iorque), esta pintura sempre foi um destaque", afirmou Rotter.

Embora a Christie's tenha se recusado a revelar a identidade do vendedor, a Bloomberg e o site Artnet informam que atualmente a obra é propriedade do mulmilionário britânico Joe Lewis, dono do Tavistock Group e da equipa de futebol Tottenham Hotspur. A Forbes estima que a sua fortuna ronde os 5 mil milhões de dólares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.