Como se pronuncia a última vogal de “inclusive”? Diz-se “ter aceite” ou “ter aceitado”? Qual é o plural de refrão? A língua portuguesa tem muito que se lhe diga, como nos dão mostra o professor Marco Neves e o músico Sam The Kid no livro que lançam em conjunto.

As páginas de Assim ou Assado - 100 perguntas sobre a língua portuguesa (edição Oficina do Livro), reúne as conversas entre os dois intervenientes sobre mitos, preconceitos e curiosidades da língua de Camões. Um livro baseado no podcast com o mesmo nome e com respostas diferentes do habitual.

Samuel Mira (Sam The Kid) nasceu e vive em Chelas, Lisboa. É um artista multifacetado focado na cultura e um confesso curioso sobre a língua portuguesa. Músico, produtor, poeta, compositor, leitor, realizador e conversador.

Marco Neves, nasceu em Peniche e vive em Lisboa. Tem sete ofícios: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador e autor e é também pai, com o ofício de contar histórias. É autor de vários livros sobre a língua. Escreve regularmente artigos na área da linguística.

PASSATEMPO

Para se habilitar a ganhar um dos três livros “Assim ou Assado - 100 perguntas sobre a língua portuguesa" basta responder corretamente às duas perguntas que encontra no final do artigo.

O passatempo termina a 7 de dezembro, às 11h00. Os resultados são divulgados a partir das 14h00 desse mesmo dia.

O formulário pede nome completo e morada. As participações incompletas não são consideradas. O fornecimento de dados falsos ou errados levará à desclassificação do vencedor. Confirme os dados antes de submeter a participação.

Só é aceite uma resposta válida por endereço de e-mail e por participante.

Se tiver alguma dúvida poderá enviar um e-mail para sapolifestyle@telecom.pt.

Não serão respondidas as dúvidas deixadas na caixa de comentários.

Não são aceites trocas de vencedores.

Os premiados serão avisados por e-mail.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não procederem desta forma.

Boa sorte.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.