Lúcia Vicente nasceu em outubro de 1979, à beira da Ria Formosa, em Faro, no seio de uma família cheia de mulheres. Foi a primeira desse núcleo a concluir uma licenciatura. Cedo se questionou sobre o papel da mulher na sociedade e por que razão os livros de história (quase) nunca mencionavam mulheres. Em 1995, criou, com um grupo de amigos, o coletivo feminista Mulheres Unidas Pela Igualdade (MUPI) e dedicou-se ao ativismo feminista em adolescente.

Em 1997, ruma a Lisboa, onde se licencia em história e em história cultural e das mentalidades na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 10 anos depois, em 2007, Lúcia Vicente ingressa no mestrado de estudos de género no mesmo estabelecimento de ensino da capital, que nunca terminou por diferenças ideológicas e por causa de pensamentos históricos inultrapassáveis. Teimava em olhar a história das mulheres através dos olhos delas e não pela lente dos homens.

Em 2018, publicou o seu primeiro livro feminista para crianças, "Portuguesas com M grande", uma vez que os livros de princesas sempre lhe provocaram urticária. "Feminismo de A a ser", publicado pela editora Objectiva, é o seu segundo livro. Nele, contextualiza a história deste movimento, explica as suas reivindicações, dá a conhecer as suas personagens mais emblemáticas e aponta os seus momentos mais marcantes e os seus dados mais relevantes.

Tínhamos 10 exemplares de "Feminismo de A a ser" de Lúcia Vicente, publicado pela editora Objectiva, para oferecer. Os vencedores deste passatempo são:

Anete Pinto Guerreiro (Peniche)
Catarina Sofia Borges (Lorvão)
Jéssica Isabel Vieira (Avintes)
Paula Maria Mendonça (Funchal)
Sónia Patrícia de Melo (Odivelas)
Lúcia Joana Gouveia (Vila Real)
Carla Alexandra Louro (Almada)
Liliana Maria Igreja (Laúndos)
Juliana Samanta Mota (Espinho)
Luís Carlos Saraiva (Ramada)

Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou.

O SAPO Lifestyle assegura a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados, na entrega de prémios e nas demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor contacte modernlife@howmedia.pt. NUNCA UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.