O planeta Terra, em que vivemos, acolhe animais, plantas, minerais e seres humanos, pessoas que têm vindo a ocupar cada vez mais espaço neste espaço geográfico que, como já há muito percebemos, é limitado e tem vindo a ser progressivamente degradado. Esta ocupação começou a crescer de forma muito acelerada depois da década de 1950, tendo esse aumento populacional, com tudo o que ele implica, tido repercussões que (muito) ameaçam o futuro do planeta.

Composta por três volumes, a coleção Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, publicada pela Plátano Editora, é uma trilogia de livros que pretendem abordar, de uma forma aberta, simples mas factual, os desafios do mundo em que vivemos, incentivando simultaneamente as crianças e jovens a agirem proativamente de forma a conseguirem contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas, mesmo aquelas que vivem longe, noutros países.

É urgente mudarmos o modelo económico em que assenta o nosso crescimento e que se tem alimentado da produção de energia com base em combustíveis fósseis, defendem os autores das obras, Carlos Desgarrado Pereira, Catarina Soares, Cátia Cavaco, Filipa Saldanha, Sofia Santos, Tânia Marques e Tânia Oliveira. Estes originam uma elevada emissão de CO2, responsável pelas alterações climáticas devido ao aquecimento excessivo que provoca na Terra.

Tínhamos 10 coleções de livros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, compostas por três volumes, para oferecer neste passatempo. Foram quase 800 as participações recebidas. Os vencedores são:

Maria Manuela Colaço (Vila de Prado)
Luís Filipe Dias (Oliveira de Frades)
Diana Carolina Marques (Cabo)
Celina Maria Rodrigues (Caldas da Rainha)
Lurdes Jesus Teixeira (Santarém)
Maria Helena Neves (Linda-a-Velha)
Catarina Quintela de Almeida (Agualva-Cacém)
Lindinalva Fernanda de Souza (Milheirós)
André Fernandes da Silva (Lisboa)
Inês Manuela Rodrigues (Leça do Balio)

Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou aquando da sua participação.

O SAPO Lifestyle assegura apenas a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados nem na entrega de prémios e nas demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor, contacte broader@sapo.pt. NUNCA UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.