Fundada em 1981 pelo enólogo Johnny Graham, a Churchill's é uma produtora portuguesa familiar de vinhos, produzindo apenas com castas autóctones da região do Douro. Atualmente, na quinta geração a fazer vinho no vale do Douro, foi a primeira casa britânica a ser estabelecida em mais de 50 anos. Hoje, do seu lodge em Vila Nova de Gaia à Quinta da Gricha, continua a ser um produtor independente, produzindo apenas 60.000 caixas de vinho por ano.

O compromisso em utilizar métodos tradicionais de mínima intervenção e uvas de alta qualidade para fazer excelentes vinho do Porto e do Douro está na essência de tudo o que esta produtora vitivinícola faz. Um dos exemplos é o Meio Queijo Tinto Reserva 2019, um néctar de cor violeta produzido a partir de uvas de letra A cultivadas nas vinhas que a empresa detém na região do Douro. Rico e exuberante no nariz, exala aromas de menta e especiarias.

Expressivo e intenso em boca, com notas de bagas silvestres e um longo e persistente final, foi envelhecido durante 12 meses em cascos de carvalho francês. Antes de ser engarrafado, foi colado e ligeiramente filtrado. A mistura de castas que lhe dá origem e personalidade inclui Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, que foram desengaçadas e esmagadas. A vinificação teve lugar em pequenas cubas de fermentação em aço inoxidável.

Ganhe caixas de vinhos que surpreendem pelo aroma e pelo sabor

Meio Queijo Tinto 2019, outro dos lançamentos da marca, é um vinho redondo, macio e equilibrado em boca, com apelativas notas de fruta preta selvagem no final. No nariz, é intenso de especiarias, com toques de ameixas pretas e folhas de chá. Produzido com 40% de Touriga Nacional, 30% de Touriga Franca e 30% de Tinta Roriz, cerca de 20% estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês usadas. O estágio dos restantes 80% foi feito em cubas de inox.

Meio Queijo Branco 2019, outro dos vinhos da Churchill's, com cor de limão pálido, foi produzido com uvas vindimadas nas vinhas altas que a empresa possui na sub-região do Cima Corgo. No nariz, é intenso, com aromas de manjericão e nuances de resina e de pimenta-branca. No palato, apresenta-se equilibrado e estruturado, com bom volume e uma refrescante acidez natural. Na sua composição leva 70% de Viosinho e 30% de Rabigato.

Tínhamos 10 caixas compostas por uma garrafa de Meio Queijo Tinto Reserva 2019, uma garrafa de Meio Queijo Tinto 2019 e uma garrafa de Meio Queijo Branco 2019, para oferecer neste passatempo. Foram mais de 3.000 as participações recebidas. Os vencedores são:

Manuel Américo Rodrigues (Matosinhos)
Ana Isabel Luis (Benedita)
Lígia Berta Mendes (Lamego)
Maria da Conceição Neto (Lisboa)
Rui Pedro Oliveira (Carregal do Sal)
Pedro Alberto Simões (Lisboa)
Isabel Maria Cabrita (Leça do Balio)
Francisco José Pinto (Vila Viçosa)
Rosa Maria Pereira (Porto)
Vanessa Sofia da Silva (Funchal)

Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou aquando da sua participação.

O SAPO Lifestyle assegura a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados nem na entrega de prémios e nas demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor, contacte modernlife@howmedia.pt. NUNCA UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.