Sonha com magníficas mansões e longos chás da tarde? Não é preciso uma máquina do tempo para viver esta fantasia.

Reviva o drama e a magia histórica mergulhando em alguns dos melhores locais e experiências do Reino Unido ao estilo Downton.

Escolha o seu traje de noite

As peças de vestuário deslumbrantes da série apresentaram a moda ao longo das décadas. Escolha as suas peças históricas favoritas ao visitar a coleção de moda permanente no V&A Museum de Londres, em South Kensington. Trata-se da maior e mais abrangente coleção de roupas do mundo, incluindo cinco séculos de moda, com vestidos raros do século XVII e roupas de alta costura da década de 1930.

Jante como um aristocrata

Desfrute de uma refeição tradicional britânica – como Lady Edith e Lady Mary o fariam – no mais antigo restaurante da vida real de Londres, o Rules, em Covent Garden. A decoração interior é a mesma de há 100 anos, o que o tornou um local de filmagens popular, aparecendo na série de TV Downton Abbey três vezes.

Festeje como os Crawleys

Ao longo de toda a série de TV e no filme Downton Abbey, os personagens são conhecidos por gostarem de uma grande festa. Por que não se vestir a rigor e divertir-se numa noite elegante em Londres? Reserve uma mesa no mundialmente famoso Ronnie Scott's, onde irá sentir-se como se tivesse tropeçado num mundo escondido.

Ou, para uma verdadeira imersão da década de 1920, vista o seu vestido estilo charleston para uma das melhores experiências autênticas da Era do Jazz de Londres, na festa secreta chamada The Candlelight Club. O dress code é rigoroso – cartolas para os cavalheiros e pérolas para as senhoras. No local, vai beber cocktails em chávenas de chá enquanto rodopia ao som do charleston. Trata-se de um evento pop-up, que muda de morada a cada edição. O local da festa só é revelado depois de comprar os seus bilhetes online.

V&A Museum Fashion Collection
V&A Museum Fashion Collection créditos: V&A Museum

Participe de atividades aristocráticas ao ar livre

Lady Mary não se intimida quando se trata de atividades ao ar livre – recorda-se de a ver a andar a cavalo com o infeliz diplomata turco da primeira temporada? Os amantes do hipismo podem reservar uma cavalgada no elegante Coworth Park em Berkshire, sudeste de Inglaterra. A grande mansão e propriedade de polo do século XVII fica a apenas 45 minutos do centro de Londres, numa viagem de comboio ou de carro. Ajeite a sela num dos cavalos bem treinados do hotel e desfrute dos extensos jardins. Cavaleiros iniciantes podem ter lições básicas, enquanto os mais experientes podem aventurar-se em saltos. O spa do hotel é o local perfeito para aliviar os músculos cansados pós-cavalgada.

Outro refúgio adequado para um Crawley é Llangoed Hall, localizado à beira do exuberante Parque Nacional Brecon Beacons, no País de Gales. Um dos destinos mais aconchegantes e românticos do País de Gales – que certamente seria aprovado pela Condessa de Dowager – oferece um rico chá da tarde, saboreado em frente às chamas da lareira do Morning Room. O tiro ao prato – uma atividade que fará com que se sinta como um figurante de Downton Abbey – pode ser providenciado mediante solicitação.

Reúna-se para um Natal tradicional num castelo

O Alnwick Castle, em Northumberland, nordeste de Inglaterra, aparece como o magnífico Brancaster Castle nos especiais de Natal das temporadas 5 e 6 de Downton Abbey. A sua arquitetura medieval e os seus sumptuosos interiores italianos tornaram-no o local perfeito para a festa de tiro de Lord Sinderby.

Alnwick é o segundo maior castelo habitado da Grã-Bretanha, perdendo apenas para o Windsor Castle, e acolhe a família do duque de Northumberland há mais de 700 anos. Os seus State Rooms têm uma das melhores coleções privadas de arte do país e foram usadas pelo elenco e pela equipa durante as filmagens em julho e agosto de 2014. Os visitantes de Alnwick podem explorar os bastidores da série na tour 'On Location' .

Outro castelo que aparece na série é a casa da família escocesa de Lady Rose, o Duneagle Castle, na verdade filmado no Inveraray Castle, localizado a cerca de 100 quilómetros de Glasgow. Os visitantes podem apreciar a bela arquitetura do castelo e os artefactos históricos antes de participar em caminhadas pelo Argyll Estate, ao redor do castelo.

Alnwick Castle
Alnwick Castle créditos: Pixabay

Retiro em Yorkshire

Embora Downton Abbey seja uma propriedade fictícia, na série ela ficaria perto das aldeias verdadeiras de Ripon e Thirsk, no condado de Yorkshire, um dos locais mais bonitos de Inglaterra. Sede do Yorkshire Dales National Park, o local tem trilhos para ciclismo e caminhadas.

Passeie pela luxuosa casa da família Crawley

O Highclere Castle, em Hampshire, sudeste de Inglaterra, é o castelo vitoriano da vida real usado como local de filmagem para Downton Abbey. É a casa do Conde e Condessa de Carnarvon, cujos familiares residem aqui desde 1679. Faça uma viagem durante a Páscoa ou durante o verão, quando o castelo está aberto aos visitantes e é possível ter uma noção desta vida aristocrática. Tome um chá na propriedade, passeie pelo jardim como Lady Mary e Lady Edith e admire os maravilhosos quartos. O Highclere Castle fica a cerca de uma hora e meia de comboio de Londres.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.