A ideia é simples e, no entanto, tão louvável e amiga do ambiente. Aquilo que começou por ser um simples passeio pela praia na altura do inverno, deu origem a um pequeno projeto: Seæ Trash.

Carlos e Ana, responsáveis pelo mesmo, depararam-se com uma triste realidade: a quantidade de lixo na praia. Ainda que tal não seja uma grande novidade, no inverno as praias tendem a estar vazias, a limpeza das mesmas é descurada e a visão torna-se deplorável. Face a isto, decidiram começar a recolher o lixo que conseguiam e a deitá-lo no recipiente respetivo.

Como por vezes se encontram coisas curiosas, a ideia de as fotografar e posteriormente publicar, acabou por se tornar o passo seguinte, conforme referido por Carlos “Já são habituais os passeios na praia na altura do inverno e custava-me passar e ver cenários lindíssimos, paradisíacos até, passar por lixo e ignorá-lo. Então passei a recolher o que conseguia. Comecei também a reparar que se encontram coisas muito curiosas e às vezes inesperadas por isso, comecei a fotografar. A minha namorada achou que era algo interessante para partilhar e sugeriu a criação de um perfil de Instagram. Assim surgiu o Seætrash.”.

Pequenas frases engraçadas e algo irónicas acompanham as fotografias, mas sempre dando a conhecer uma realidade a que muitos decidem virar a cara. A mensagem é clara... cada um de nós pode fazer a diferença, conforme enfatizado por Carlos “Não quero ser hipócrita porque também poluo, mas acaba por ser uma tentativa de criar algum tipo de consciencialização relativamente à poluição que temos mesmo aqui nas nossas praias. Somos todos responsáveis, inclusive as marcas que o produzem. Tal é aliado ao hobby de fotografia e a um momento descontraído que é passear numa praia vazia.”.