Não só são uma das maiores fontes de poluição dos oceanos do mundo, como interferem na cadeia alimentar. Como? De uma forma tão simples e tão subtil que se torna assustador!
O processo começa na lavagem de peças de roupa de tecidos sintéticos: poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, etc... Ora, o problema é que este género de tecidos soltam microfibras que, não sendo filtradas, vão parar diretamente aos lagos, rios e oceanos. Uma vez que as microfibras são pedaços microscópicos de fio utilizado para fazer o tecido, são facilmente confundidos pelos peixes como alimento. Assim, não só os animais ingerem este material que não é biodegradável, como também nós o vamos ingerir quando consumimos peixe.
As consequências são inevitáveis e assustadoras: causam impacto ambiental e doenças que vão desde a infertilidade ao envenenamento.
Felizmente já começam a existir algumas soluções, no entanto, de nada valem as boas ideias se cada um de nós não as começar a colocar em prática. Pense uma coisa... que legado quer deixar aos seus filhos?
Damos-lhe a conhecer algumas práticas que pode desde já adotar e contribuir assim para um mundo mais limpo:
- aos poucos comece a apostar em roupa de tecidos naturais e a evitar tudo o que seja sintético;
- não compre roupa desenfreadamente;
- evite lavagens longas;
- lave com menos frequência a roupa sintética;
- lave a roupa a temperaturas baixas, uma vez que isto faz com que sejam soltas menos microfibras;
- opte por detergentes e sabões líquidos, evitando os de pH alto e agentes oxidantes.
Aliado a estas práticas, pode investir em filtros específicos para máquinas de lavar, como por exemplo da Planet Care, que impedem que cerca de 80% das partículas vão pelo ralo.
Outra excelente opção são os “corais” da Cora Ball que funcionam de forma muito simples. É só colocar no tambor e quando notar que já tem sujidade acumulada, é só retirar como se de uma escova se tratasse e deitar no caixote do lixo.
E porque não investir num saco de lavar roupa? Basta colocar as roupas sintéticas lá dentro e as microfibras ficam confinadas. Para limpar é só usar o mesmo sistema que as Cora Balls. Experimente este da GuppyFriend.
Comentários