Entrar em 2021 confinado não tem de ser aborrecido. É certo que teremos todos de ficar mais por casa pelo que a criatividade vai ser o último desafio deste ano.

Para ajudar nesta tarefa, a loja online de eletrónica de consumo PcComponentes partilha dicas das várias atividades possíveis nesta que será sempre uma noite especial – mesmo dentro de portas.

Separados, mas sempre juntos

Já não é novo que conseguimos estar perto dos que mais que gostamos, mesmo a quilómetros de distância. As video-chamadas entraram no quotidiano dos portugueses em força com o confinamento e a passagem de ano não será excepção de certeza – assim os smartphones tenham boas câmaras e as redes de cobertura o permitam.

Estas conversas virtuais têm a capacidade de minimizar um pouco a falta do convívio presencial. Porque não jogar em tempo real com outras pessoas, os jogos tradicionais e/ou de tabuleiro? Eles continuam na prateleira à espera de poder proporcionar bons momentos de diversão em grupo e podem ser feitos com pessoas em diferentes ecrãs, assim haja criatividade.

Para não estar preso ao telemóvel ou num ponto de visibilidade reduzida, utilizar uma webcam externa que mostre a sala toda é uma solução simples e prática que permite partilhar o espaço em modo panorâmico com os amigos ou familiares.

Gaming

Os jogos fazem parte do imaginário de miúdos e graúdos e entre frio, chuva e confinamento obrigatório certamente serão o escape de muitas famílias nestes dias de festas.

A indústria de Gaming e eSports tem crescido exponencialmente entre jogadores profissionais e amadores, o que potenciou uma nova vaga de conteúdos e comunidades.

Hoje é um mundo inacabável com soluções para todos os gostos e carteiras, assim haja um telemóvel ou ecrã que garanta uma jogabilidade confortável e imersiva como convém.

Eis um resumo de algumas soluções para quem anda mais afastado deste fantástico mundo:

- Consolas mais ou menos portáteis, todas mundialmente famosas: Nintendo Switch, PlayStation e Xbox;

- Plataformas de streaming para jogar tanto no telemóvel como no PC (preferencialmente com especificações para este tipo de utilização, tais como processadores e memória RAM com maior capacidade): Youtube Gaming, Twitch, Facebook Gaming, Hitbox.tv e Kamcord;

- Serviços de cloud gaming com subscrições mensais, sendo que na generalidade estas soluções foram pensadas para aceder aos títulos mais recentes do mercado através de um simples browser de internet ou app: Stadia (da Google) lançado este mês em Portugal para PC, PS Now (da Sony), xCloud (da Microsoft), GeForce Now (da Nvidia) e, em breve, o Luna (da Amazon).

Do it Yourself

Esta altura do ano é muito propícia a listas de resoluções e aprender técnicas “faça você mesmo” é um clássico para muitos portugueses... que acabam por nunca dar como feito. Já que estar fora de casa não será opção, que tal aproveitar para dar asas à imaginação?

Eis algumas sugestões onde cada pessoa poderá fazer as suas próprias criações:

- Álbuns de fotografias: para os amantes de fotografias em casa, fazer um álbum ou uma decoração simples está a uma impressora para telemóveis de distância. Poderá editar as fotos antes de imprimir, dando um toque único às memórias de 2020.

- Na secção “fun cooking”, pode desfrutar da sensação de fazer coisas em casa que por norma não é costume. Se não se juntou à “febre” do início do confinamento, ainda vai a tempo. Mas sem pressão.... com uma simples máquina de fazer pão em casa basta colocar os ingredientes na máquina de fazer pão à noite, deixar a trabalhar e já está, aroma de pão fresco pela manhã e foto com sucesso garantido no Instagram.

- Com uma máquina de fazer gelados todos os elementos da família poderão fazer criações artísticas, porque não um concurso?

- Para os amantes de carne, uma máquina de Fondue garante umas horas de degustação sem o stress de cozinhar horas a fio antes da hora de comer.

- Fã de crepes e panquecas mas nunca consegue aquele formato redondo e textura perfeitos? Compre máquinas específicas e o sucesso será garantido.

Música

Pode faltar tudo: confettis, fogo-de-artifício, o jantar mais ou menos de gala... mas a música é sempre o ponto chave de qualquer festa. Se não podemos ir ao concerto de fim de ano ao vivo, ele vem até casa.

Desengane-se quem pensa que isso requer muita tecnologia, deixamos soluções para diferentes gostos:

- Com um simples reprodutor USB portátil de conteúdos de streaming, é possível aceder a todas as apps como, por exemplo, o Spotify e Youtube na TV (mesmo que não seja smart TV) e assim criar uma verdadeira pista de dança no conforto da sala.

- Speakers bluetooth que se conectam ao telemóvel permitem dar aquela música ambiente na cozinha ou na sala. A maioria são bastante pequenos e fáceis de manusear.

- Para os fãs do vintage, um gira discos vai fazer sucesso nesta Noite de Passagem de Ano. E como estamos em 2020 (ainda), além do design retro tão apetecido vários modelos contam com plataforma giratória portátil com função de rádio, Bluetooth e codificação que converte arquivos analógicos em arquivos MP3 sem a necessidade de um computador.

Cinema em casa

Se ver filmes e séries é o desporto rei em casa, uma TV com dimensões generosas e umas boas colunas de som farão as delícias de toda a família. Com a vantagem de que pipocas são aceites ao contrário dos cinemas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.