Castelo de São Jorge | Lisboa

Na Noite dos Museus (19), entre as 20.30h e as 24h, o Castelo de S. Jorge abre as portas a El Naán, um espetáculo musical visual e dinâmico que redefine o folk Ibérico em pleno século XXI. Ainda nesta noite especial, o Castelo de S. Jorge apresenta Artes Bélicas, Danças com História, Arqueologando e o Cortejo Real da Meia-Noite.

Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa

Na Gulbenkian, há exposições visitáveis até à meia-noite, visitas, performances, encontros, um menu pop, concertos de jazz e um DJ a dar música a todos os que são fãs dos anos 60 e 70. No dia 19, pelas 16.30h, decorre a performance de teatro e música LIGADUS, que nasce do relacionamento dos alunos do Grupo Teatro Jovem Guerberoff com o espaço e as obras da Coleção Moderna.

Museu das Marionetas | Lisboa

Programas para toda a família para comemorar este Dia dos Museus com concertos, danças tradicionais, exposições. No dia 18, Sérgio Godinho canta às 21.30h e, às 23.30h, há danças verticais (La Salle des pas perdus). No dia 19, às 22h, o público pode contar com um espetáculo de Dança Clássica Indiana e com degustação de produtos tradicionais da região.

museus em festa

Museu do Oriente | Lisboa

Street Food Festival leva tradições e sabores do Oriente ao Museu este domingo
Street Food Festival leva tradições e sabores do Oriente ao Museu este domingo
Ver artigo

A exposição “Um Museu do Outro Mundo”, de José de Guimarães, vai ser palco de uma visita às 10h, para adultos com crianças entre os 5 e os 10 anos e, ao longo do dia – 10.30h, 15h e 16h – para o público em geral. Às 18h, realiza-se uma aula aberta de yoga, em parceria com a Embaixada da Índia, que inaugura um ciclo de sessões gratuitas que passam a realizar-se regularmente no Museu do Oriente, todas as sextas-feiras, entre as 18h e as 19h.

Fábrica da Pólvora | Oeiras

Para crianças dos 8 aos 11 anos, o convite da Fábrica da Pólvora é para passar a noite de 19 (17h) para 20 (11h) de maio a descobrir curiosidades, estrelas e mistérios. Ainda no dia 19, às 11h, decorre a oficina “História e Tradições da Fábrica” – enquanto visitam o museu, os mais novos vão encontrar personagens, objetos e cenários para recriar histórias e construir fantoches inspirados nas histórias da Fábrica. Às 16h, é hora da oficina "Dançar a história da Fábrica", inspirada na simbologia da Fábrica da Pólvora.

Museu da Música Mecânica | Palmela

O MMMM vai lançar o "Museu em Miniatura". Recheada de "portinhas" coloridas por abrir e de desafios por descobrir, a atividade decorre nos dias 18 e 19 de maio, das 14.30h às 18h. A manhã do dia 19 começa com um Concerto de Música para bebés, às 11h. Para os mais crescidos, também há concertos, às 18h e às 21h. Pelas 15.30h, o colecionador Luis Cangueiro, com audição ao vivo dos Instrumentos de Música Mecânica, fará uma visita guiada pelo museu. Às 17h, inaugura a exposição de esculturas sonoras "Synaesthesis".

museus de manhã à noite

Serralves | Porto

Destaque para a noite dormida no museu para crianças entre os 9 e os 12 anos. Uma noite memorável, com a participação numa visita-oficina na exposição “The Sonnabend Collection, Part II” – Galerias do Museu e outras atividades especiais. Acontece das 18h de sábado às 10h de domingo.

Museu Nacional da Imprensa | Porto

Com entrada gratuita, há atividades das 10.30h às 18h no dia 18. Na visita-jogo “O PortoCartoon trocado por miúdos” pode descobrir em família algumas curiosidades e detalhes do maior festival internacional de caricatura realizado na Península Ibérica e um dos três maiores concursos humorísticos do mundo.

museus de manhã a noite

Museu da Chapelaria e Museu do Calçado | São João da Madeira

Para a manhã do dia 20 de maio está agendado um “Peddy paper com pés e cabeça” que levará os participantes a descobrirem histórias ocultas.  Pistas, umas verdadeiras e outras falsas, irão conduzir as equipas ao longo de um percurso mágico. Usar os pés e a cabeça é obrigatório. Às 16h será a hora do “Chá das 5, do Chapeleiro Maluco”, da Alice no País das Maravilhas, em que os participantes serão as personagens da história.

Museu da Batalha

Um quiz interativo é a proposta para o dia 19 às 15h. Um desafio dinâmico que vai por à prova os conhecimentos da família sobre o museu, com curiosidades sobre as peças, questões sobre a sua história, e muito mais, neste jogo de equipas. É necessário levar: smartphone, tablet ou ipad. No dia 20, às 10h, haverá uma visita guiada ao Centro de Interpretação da 1.ª Posição Portuguesa na Batalha de Aljubarrota e visita ao Mosteiro da Batalha.

museus em festa

Conheça aqui, por concelho, mais sugestões dos museus que aderiram ao Dia Internacional dos Museus e à Noite Europeia dos Museus.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.