Desenvolver competências que melhor permitam gerir comportamentos, pensamentos, emoções e sensações desafiantes é o objetivo do curso online de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) que o Museu do Oriente organiza de 15 de setembro a 10 de novembro.

Em oito sessões, os participantes são introduzidos ao treino da mindfulness (atenção plena) e a práticas meditativas, exercícios conscientes baseados no ioga, bem como a práticas para desenvolver a consciência na vida do dia a dia.

No dia 31 de outubro é promovido um retiro de silêncio, entre as 10.00 e as 16.00, que será presencial no Museu do Oriente caso se verifiquem as condições necessárias.

Durante o curso, os participantes recebem um manual com leituras sobre o foco de cada semana, um caderno de exercícios onde irão completar as tarefas semanais de casa, gravações com meditações guiadas e, no final, um Certificado de Participação.

Não é necessário qualquer requisito para frequentar este curso, que tem sido ministrado internacionalmente em inúmeros hospitais, escolas, empresas, instituições militares, entre muitos outros, melhorando a qualidade de vida, da saúde e do bem-estar geral dos participantes.

Os benefícios da mindfulness estão documentados cientificamente como uma prática que ajuda a reduzir a ansiedade, o cansaço e o desânimo do dia-a-dia, proporcionando uma melhoria a nível de energia, resiliência e capacidade de resposta a situações difíceis. Outros efeitos positivos são a melhoria na qualidade de sono e na memória, aumento da concentração e da produtividade.

O curso é orientado por Mário Rodrigues, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e formado em Terapia Cognitivo-comportamental e Neuropsicologia. É instrutor qualificado de Mindfulness Based Stress Reduction pela University of San Diego, School of Medicine, Mindfulness Based Professional Training Institute.

As inscrições podem ser feitas online, no site do Museu do Oriente.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.