A riqueza e a singularidade de empresas portuguesas centenárias orientam naturalmente a campanha Made In Portugal da Agência de Comércio e Investimento de Portugal (AICEP), que visa afirmar o cluster de excelência de materiais para casa e construção no país.

Existem mais de 200 empresas com mais de 100 anos em Portugal. A maioria é familiar e retém o know-how enquanto investe em inovação e excelência. Estes fatores competitivos caracterizam naturalmente a marca Made in Portugal.

Luís Castro Henriques, CEO da AICEP, afirmou: “Com muitas empresas centenárias, Portugal é um país que alia tradição e experiência a uma visão de futuro alavancada na ousadia das novas gerações. Esta nova geração contribui para o reconhecimento de um país onde o design e a inovação assume particular importância e uma evolução em que a investigação e o desenvolvimento de novos processos e métodos são fundamentais".

A excelência portuguesa é reconhecida e apreciada por muitos criadores, arquitetos e designers internacionais que procuram empresas portuguesas pela sua autenticidade, know-how e qualidade.

Conheça algumas das empresas centenárias em Portugal

Sampedro (1921), marca de confiança no mercado internacional de têxteis-lar que produz roupas de cama, mesa e banho.

Herdmar (1911) é um dos maiores produtores de cutelaria do mundo com foco numa filosofia de design democrática na qual a cutelaria é um complemento da moda para a mesa.

ACH Brito (1918), uma empresa de sabonetes e fragrâncias que combina a tradição e elegância do passado com o melhor da tecnologia moderna.

Vasicol (1900), um produtor de cerâmica que cresceu com o seu contínuo investimento em inovação e design.

Capacidade tecnológica e muitos anos de experiência são marcas registadas da A Metalúrgica (1826), fabricante de produtos de panificação e pastelaria.

Especializada no fabrico de cadeiras e outro mobiliário, a Adico (1920) é uma empresa familiar que aposta no design português.

Inovação, tecnologia e design são as marcas dos produtos Cifial (1904) para casas de banho e cozinha (torneiras e louças), reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade.

A CIN (1917) é hoje o maior fabricante ibérico - e um dos maiores da Europa - de tintas e vernizes, uma liderança que é fruto da experiência, do conhecimento, da inovação e do compromisso com a sustentabilidade.

Estas e outras empresas podem ser consultadas no Showroom Virtual 360º e no catálogo em www.portugalnaturally.pt.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.