Nas férias, a ciência sai à rua em todo o país com centenas de ações de participação gratuita, organizadas por centros Ciência Viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas.

Observar os habitantes noturnos mais ativos do Alviela, fazer um Mini Safari Microbiano com lanche geotermal nos Açores, ouvir a brama dos veados de Bragança ou garimpar ouro das Portas de Almourão, em Proença-a-Nova, são algumas das ações imperdíveis.

Atividades com muita ciência: de Guimarães aos Açores

Peddy paper científico

Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães | 17 e 24 de julho | 7, 14, 21 e 28 de agosto | 4 e 11 de setembro · 10h

Os participantes partirão à descoberta da ciência em Guimarães. No ponto de encontro será fornecido um pequeno mapa com o percurso a seguir, bem como a lista de locais onde irão partir à descoberta da ciência em autonomia.

Noite dos Morcegos

Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio | 16, 17 e  30 de julho | 7, 13, 20 e 28 de agosto · Sempre às 19h30

Observe em direto a vida dos morcegos cavernícolas através de câmaras de infravermelhos e acompanhe a saída destas espécies para caçar. A atividade inclui uma visita à exposição QUIROPTÁRIO do Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio, a observação e a interpretação das diferentes espécies de morcegos existentes na Lapa da Canada, a observação e interpretação da saída das diferentes espécies de morcegos para o exterior da gruta para caçar, e a identificação de espécies recorrendo a detetores de ultrassons.

A Estação Espacial Internacional (ISS) encontra o "triângulo de Verão"

Rotunda do Relógio de Sol | 15 de julho · 21h30

A ideia da atividade é observar o pôr do Sol, seguir o trajeto da ISS até ao "triângulo de Verão", ver imagens (captadas por telescópios) de objetos celestes - nebulosas e enxames de estrelas - naquela região.

Rota do Atum

Santa Luzia - Pedras De El Rei | 16 e 30 de julho | 13 e 27 de agosto | 10 de setembro · Sempre às 17h00

Num passado mais recente, a pescaria de atum estava organizada em Portugal por Arraiais, sítios onde os pescadores e as respetivas famílias habitavam durante a pescaria. Nesta ação, os participantes vão visitar o Arraial dos 3 Irmãos. O objetivo será explorar como a história e a exploração deste recurso contribuíram para o desenvolvimento das populações que deste dependiam.

Mini Safari Microbiano

Centro de Ciência Observatório Microbiano dos Açores | 27 de julho · 11h00 | 29 de julho · 12h00

Visita guiada pelas Nascentes Termais de Furnas - Campo Fumarólico da Chã das Caldeiras. O objetivo é identificar marcas no terreno associadas a comunidades microbianas termais, bem como avaliar a sua diversidade ecológica e fatores abióticos como a temperatura e o pH de diferentes nascentes.

Durante esta atividade os participantes terão a oportunidade de preparar e degustar um lanche geotermal.

Escolha as suas atividades preferidas, que decorrem até 15 setembro e faça a mala de férias!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.